Absinto [sementes]
1500 sementes 1,30€
O absinto Artemisia absinthium é uma planta vivaz aromática e pode atingir uma altura entre os 30 e 90 centímetros de altura e 10 anos de vida.
O caule é verde-prateado, pubescente, ereto e canelado.
As folhas são de cor verde-acinzentada na página superior e esbranquiçada na página inferior. São sedosas, pecioladas e fendidas profundamente.
As flores são tubulosas, com corola glabra e de cor amarelada. Dispõem-se em capítulos pequenos, pedundulados e associados em panículas ramosas. A floração ocorre entre os meses de junho e setembro.
O fruto é um aquénio obovoide.
O Artemisia absinthium é também designado acinto, amargoso, grande-absinto, losna, losna-maior e sintro.
O Absinto é uma planta ruderal, encontrando-se ainda em terrenos pedregosos e incultos. Distribuí-se pela Europa, com exceção do Norte, e em Portugal é espontâneo no Minho e Trás-os-Montes.
O Absinto é uma planta vivaz com propriedades medicinais e terapêuticas muito importantes. O Absinto é notavelmente conhecido por melhorar a digestão e estimular o sistema digestivo. O seu consumo é ideal para eliminar parasitas intestinais e contribui para melhorar as funções do fígado e da vesícula biliar. Para as mulheres, o absinto ajuda a resolver alguns problemas menstruais, uma vez que contribui para normalizar os ciclos menstruais. Contribui para a redução da febre, ansiedade, gota e artrite reumatoide, actuando eficazmente contra todas as doenças que envolvem retenção de água nos tecidos. Também pode ser usado externamente para combater pulgas e piolhos e na pele pode ser indicada para tratar a micose, dermatite da fralda, pé-de-atleta, furúnculo, queda de cabelo contusões e entroses.
Principais efeitos colaterais
O absinto pode causar cólicas abdominais, sangramento e aumento da pressão.
Contraindicações
Não deve ser usada durante a gravidez porque pode provocar aborto, nem em caso de pressão alta. Em forma de chá não deve ser usado por mais de 4 semanas consecutivas, a não ser por indicação médica.
Sementeira:
- Semear na primavera
- Temperatura ideal 20º,acima de 26º pode comprometer a germinação
- Colocar terra num vaso
- Colocar as sementes sem cobrir
- Pulverizar de maneira que fique humido
- Não deixar secar
- Colocar num situo onde apanha luz,sem ser sol directo
- As sementes necessitam de luz para germinar
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Adverte-se, contudo, que esta informação é meramente informativa e não se destina a diagnosticar, curar ou prevenir qualquer doença.