ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

23
Mar
22

açafrao bastardo.jpg

15 sementes 1€

https://algarsementes.com/produto/acafrao-bastardo/

 

A Açafroa também é conhecida por Açaflor ou Açafrão-Bastardo. É a Carthamus tintoria, L. da família das Compostas sub-família Tubulifloras, tribo das Cynareas, sub-tribo das Centauríneas. Planta anual, de caule erecto, semi-lenhoso, com 0,80 a 1 metro de altura. As flores são hermafroditas, reunidas em capítulos envolucrados, ovóides, solitários, homogâmicos; A eclosão das flores realiza-se em Julho e Agosto. É uma planta tintureira, cujas flores são utilizadas na tinturaria e na culinária.

No Algarve chamam-lhe açaflor. Sendo uma planta rústica, adapta-se às mais diferentes condições ecológicas e desenvolve-se bem nos mais diferentes tipos de solos. É resistente à seca, às altas temperaturas e aos ventos fortes. Multiplica-se através de sementes.

 

A açafroa  é muito usado na cozinha açoreana e ainda um pouco nas cozinhas alentejana e algarvia

A açafroa tem diversos usos nas cozinhas das ilhas açorianas. É essencial para todo o tempero de peixes, em sopa ou nos molhos, como o de salsa verde, que vão também com marisco cozido simples. E, principalmente, na ilha de S. Miguel, onde esta especiaria juntamente com o colorau, cominhos, erva doce, pimenta preta, cravinho entram em quase todas as receitas.

A açafroa , é produzido de flores, não de sementes, ao contrário do açafrão, é de toda a flor, pétalas secas incluídas. Começou por ser uma planta de tinturaria, impôs-se depois na cozinha açoriana. Depois de secas ao sol e trituradas as flores, resultam uns pequenos fios, avermelhados. Têm sabor forte mas elegante

 

Um óleo comestível é obtido a partir da semente, com uma percentagem maior de ácidos gordos insaturados e menor em ácidos gordos saturados do que os outros óleos de sementes de vegetais. O óleo, de cor clara e facilmente clareado, é usado em molhos para saladas, óleos e margarinas. A sua inclusão na dieta contribui para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

A planta também tem uma ampla gama de utilizações medicinais. A investigação moderna tem mostrado que as flores contêm um número de constituintes medicinais ativos e pode, por exemplo, reduzir as doenças coronárias e os níveis de colesterol. Analgésica, antibacteriana, antiflogística, hematopoiética. Trata tumores e estomatites. As flores são um laxante, purgativo, sedativo e estimulante.

 

São usadas ​​para tratar dores menstruais e outras complicações, promovendo um fluxo menstrual suave e ficaram em 3º lugar numa pesquisa com 250 plantas com potencial anti-fertilidade. As flores são usadas no tratamento de problemas infantis, como o sarampo, febre e problemas de pele. As folhas são aplicadas externamente a contusões, entorses, inflamações da pele, feridas etc..

As flores são colhidas no verão e podem ser usadas frescas ou secas mas não devem ser armazenadas por mais de 12 meses. A planta é um febrífugo, sedativo, vermífugo e sudorífico. A semente é diurética, laxante e tónica.

É utilizada no tratamento de reumatismo e tumores, especialmente tumores inflamatórias do fígado. O óleo, carbonizado, é usado para curar feridas e tratar reumatismo. No Irão, o óleo é usado como pomada para o tratamento de entorses e reumatismo. Plantado durante milhares de anos pelo corante que pode ser obtido a partir das flores.

 

Sementeira:

  • Semear na primavera 20º
  • Pode semear em vasos ou directamente no local definitivo,a partir de Abril.
  • Colocar terra num vaso
  • Colocar as sementes
  • Regar sem encharcar

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.

publicado por Algarsementes às 14:55
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Chamada para a rede móvel nacional Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Bom dia Sr António,Agradecemos a partilha da sua e...
blogs SAPO