ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

22
Ago
22

açafrão.jpg

Açafrão Bolbo 7/8 5€

Açafrão Bolbo 8/9 7€

https://algarsementes.com/produto/acafrao-bolbos/

 

Crocus sativus

O açafrão é uma planta cultivada para a coleta dos estigmas (a parte da flor que recebe o pólen), que quando secos e moídos são uma especiaria utilizada em diversos pratos culinários, incluindo pratos famosos como a paella espanhola e a bouillabaisse francesa. Também é usado para colorir, aromatizar e dar sabor a alimentos como queijos, manteiga, molhos e bebidas. A planta possui um cormo subterrâneo de onde surgem as folhas e flores, que podem atingir de 15 a 30 cm de altura. Cada planta produz anualmente uma ou mais flores (até 5 flores) de cor violeta, rosa, vermelha ou branca. A especiaria açafrão, muitas vezes chamada de açafrão verdadeiro para distingui-la de imitações, é aromática e de sabor forte, e sendo um corante natural, tinge de amarelo os alimentos preparados com ela. Em alguns lugares o açafrão também é usado para fins medicinais e em perfumaria.

 

Nos Bolbo de açafrão calibre 7-8, você terá 40% de probabilidades de obter uma flor no primeiro ano. enquanto com nos bolbos de açafrão de calibre 9-10  terá 70% a 90% de probabilidades de obter uma flor por bulbo no primeiro ano após o plantio.

 

MANUTENÇÃO

  É essencial capinar. Quando o açafrão está na vegetação de outubro a maio, deve-se tomar cuidado para que a planta não sofra muita competição de ervas daninhas. Nessa altura uma limpeza manual leve é ​​suficiente.

De maio a meados de setembro, o solo ou pelo menos as linhas devem ser mantidos limpos. A capina pode ser mecânica (vibrocultivador) ou química, dependendo de suas crenças. A adição de esterco de galinha  no segundo e terceiro ano ajuda a manter o rendimento. Após a terceira floração, os bolbos precisarão ser desenterrados e depois plantados em um novo terreno. De fato, o número de bolbos dobra quase todos os anos. Desenterrar e plantar evita o desenvolvimento de doenças, evita o esgotamento do solo e a queda na produtividade. Além disso, os bolbos de açafrão aumentam a cada ano, multiplicando-se, é necessário evitar que eles se aproximem demais da superfície do solo e assim sofrer com as geadas no inverno.

 

Area:

Conte 30 bolbos por m². As fileiras devem ter 50 cm entre si e 15 cm entre cada bolbo, são necessários 8-10 ares para 10.000 bolbos.

 

RENDIMENTO

Tudo depende de como a parcela é monitorada (capina regular, adição de esterco, trabalho do solo durante o plantio). Leva entre 1 e 3 flores por bulbo. São necessárias 180 flores para 1 grama seca de açafrão. O número de bolbos pode dobrar a cada ano.

 

açafrão 2.jpg

Plantar

O plantio ocorre entre julho e setembro.

Colheita As três etapas seguintes são inseparáveis, devem ser feitas no mesmo dia (colheita, poda e secagem do açafrão). As flores aparecem cerca de 1-2 meses após o plantio.

Poda

 A poda é o processo de separação dos estigmas da flor de açafrão.

 - Aperte com as unhas para tirar os estigmas  e guarde as estigmas

açafrão 6.jpg

Secagem

Esta fase é delicada e muitas vezes é ela que determina a qualidade do açafrão, bem como o seu sabor. Uma secagem curta dará um sabor de açafrão, enquanto uma secagem longa dará um toque picante.

Vai precisar  um local onde a temperatura suba entre 35 e 45°C por 30 minutos. Seus estigmas perderão 4/5 de sua água! As técnicas diferem tanto pode ser ao ar livre como num aparelho de secagem ou outro a sua disposição.

 

Conservação

Para conservar seu açafrão correctamente deve guarda-lo num lugar seco e escuro,assim terá uma validade de 3 anos.

 

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.

publicado por Algarsementes às 13:12
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Chamada para a rede móvel nacional Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Bom dia Sr António,Agradecemos a partilha da sua e...
blogs SAPO