Acer palmatum [sementes]
30 sementes 2€
O Acer palmatum, mais conhecido como bordo japonês, é uma árvore de folha caduca (as suas folhas não resistem à temporada seca, ou ao outono, e acabam por cair). é uma das espécies mais apreciadas na decoração de interiores, sendo habitual vê-lo em forma de “bonsai”.
Trata-se mesmo de um dos “bonsais” mais cultivados.
O bordo japonês é uma árvore pequena que pode alcançar entre os 6 a 10 metros de altura, medindo de maneira excecional os 16 metros. Regularmente, é uma planta que se desenvolve como acessória a outras árvores de maior envergadura.
O Acer palmatum pode ter vários troncos.
A sua forma pode ser piramidal (quando se encontra na etapa de crescimento, ou seja, quando é uma árvore jovem) ou ter uma estrutura em cúpula (na sua fase adulta).
Sementeira:
- Colocar as sementes na areia para estratificar cerca de 3 meses no frigorifico
- Semear na primavera
- Colocar as sementes na agua temperatura 38º durante 1 dia ou 2
- Fazer uma mistura de terra com perlite e colocar num vaso ou cx
- Colocar as sementes e e cobrir co 1cm da mistura (não calcar)
- Cobric com um filme transparente para manter a Humidade
- Regar sem encharcar
- Germinação pode demorar cerca de 6 meses
As recomendações
- Localização-Luz: as condições de luz dependem do espaço em que é plantado, pois não é o mesmo fazê-lo no jardim ou num vaso dentro de casa. Como regra geral, procure colocar a árvore num espaço em que não lhe incida luz solar de forma direta, pois dessa forma, as suas folhas podem sofrer alguma queimadura.
- Solo: o substrato em que for cultivado deverá estar bem drenado, sobretudo se se plantar num recipiente. Além disso, o melhor é que o pH seja baixo (entre 4 e 6, tanto para vaso como para jardim) e que o solo seja profundo.
- Rega: as regas devem ser regulares (várias vezes por semana) e aumentar a quantidade de água na época de maior calor. Não tolera a seca, portanto, o melhor é que o terreno se encontre sempre húmido. Recorde-se de evitar os encharcamentos.
- Adubagem: para que a árvore se desenvolva corretamente, adube-a durante a primavera e o verão. O fertilizante usado deve ser específico para este tipo de plantas. Em caso de dúvida, consulte um profissional.
- Trasplante: se decidiu plantar o seu bordo japonês num vaso, deverá saber que o terá de trasplantar a cada 2 anos aproximadamente, sobretudo se usou um substrato muito poroso. Faça-o no final do inverno. No entanto, se o que pretende é transplantá-lo para o jardim, o melhor é fazê-lo durante a primavera, antes de que as suas folhas se desenvolvam.
- Poda: é um dos processos mais importantes caso tenha decidido convertê-lo num “bonsai”. A poda normal pode ser realizada durante todo o ano, mas a de formação é melhor ser realizada no outono. Retire as folhas em mau estado e deixe intactos os pecíolos.
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658