Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Algarsementes

Amaranto cauda da raposa

06.03.19

2 amarantos.jpg

 

Propriedades diuréticas; As folhas são utilizadas cruas ou cozidas como espinafre ou adicionadas a sopas; A semente é muito nutritiva.

Contém vitamina E e B, cálcio, ferro, zinco, fósforo e potássio.Anti-helmíntico; Adstringente; Diurético.

As sementes podem ser cozinhadas inteiras ou esmagadas para usar na confecção de vários pratos.pode-se usar Folhas; Flores; Sementes.

Clima

semear com temperaturas entre 22°C e 30°C.

Luminosidade

Estas plantas precisam de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Solo

O ideal é que o solo seja bem drenado, profundo, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 e 7. Entretanto, estas plantas são bastante tolerantes quanto ao tipo de solo, tolerando até mesmo solos levemente salinos ou solos sujeitos a encharcamento por curtos períodos.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido húmido sem encharcar enquanto as plantas são jovens. Quando bem desenvolvidas, as raízes profundas das maiores espécies podem permitir que as plantas suportem curtos períodos de seca.

Plantio

O plantio do amaranto é feito por sementes, que são pequenas e devem ficar próximas a superfície para germinarem. Assim, apenas a semeadura deve ser superficial ou uma leve camada de terra peneirada pode ser usada para cobrir as sementes.

As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, pequenos vasos e outros recipientes. O transplante deve ser feito quando as mudas têm de 7 a 10 cm de altura.

Espaçamento de 75 cm a 1 m entre as linhas e de 20 cm a 60 cm entre as plantas destinadas a produção de sementes, ou de 20 a 30 cm entre as linhas e de 10 a 15 cm para o cultivo como hortaliça.

Colheita

A colheita das sementes pode ocorrer entre 80 e 90 dias após o plantio. As panículas são colhidas e deixadas ao sol para terminarem de secar por dois ou três dias. São então batidas para que as sementes se soltem.

A colheita das folhas e pontas dos ramos pode ser feita a partir de 55 a 70 dias após o plantio, quando as plantas têm aproximadamente 25 cm de altura. Os ramos rebrotam, permitindo que sejam feitos novos cortes.

O amaranto pode acumular nitratos em suas folhas e ramos, podendo assim intoxicar e até matar bovinos e outros animais ruminantes.