A Fruta-de-Conde, Pinha ou Ata (Annona squamosa) é produzida por um arbusto, de quatro metros de altura média, da família das anonáceas, a mesma da condessa, da graviola e da anona-do-chile ou cherimólia. Cultivadas em altitudes inferiores a 800m, todas se multiplicam por sementes, são pouco exigentes em relação ao tipo de solo e têm semelhança na aparência, pois são frutos múltiplos de superfície escamosa, formados pela agregação dos pequenos frutos provenientes dos carpelos separados de uma mesma flor. As escamas ora são convexas e salientes, ora lisas e bem interligadas. Sob a casca se encontra a polpa, cremosa, doce e aromática, que envolve as sementes, de coloração sempre escura e brilhante.
Com alto teor de ácido fosfórico, a fruta-de-conde é considerada um alimento fosfatado natural. Suas folhas e raízes já tiveram largo emprego, na medicina caseira, para combater indigestões, disenterias, enxaquecas e insônias. Seu sabor é doce e com ligeiro sabor a canela.Suas sementes são usadas para fazer insecticidas.Não suporta temperaturas baixas e negativas.
Sementeira:
Semear com temperatura 25º/30º
Colocar as sementes na agua morna 24 horas
Fazer uma mistura de terra com perlite
Colocar a mistura num vaso,colocar a semente 1cm de profundidade
Regar,manter húmido sem encharcar
Meter o vaso num sitio onde tenha luz sem sol directo
Suporta temperaturas negativas -3º durante um curto periodo de tempo,depois de adulta.
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel/whatsapp: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados