ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

02
Mai
22

Schinus molle - Monaco Nature Encyclopedia

10 semente 1€

https://algarsementes.com/produto/aroeira-salso/

 

Aroeira salso (schino molle) é uma árvore, pertence à família Anacardiaceae, perene, cresce até 15 metros de altura e muito ornamental.É nativa do sul do Brasil, do Uruguai, e do nordeste da Argentina.

 

Tronco com 25-35 cm de diâmetro, revestido por casca grossa, escamosa e os galhos superiores tendem a pender.

Folhas compostas com 4-12 jugos, folíolos subcoriáceos, de 3-8 cm de comprimento.

Inflorescências em paniculas terminais, axilares, com flores amareladas, melíferas.

Frutos são drupas redondas de 5-7 mm de diâmetro, com sementes lenhosas que mudam de verde para vermelho, rosa ou arroxeado, transportadas em densos cachos de centenas de bagas.

A casca, folhas e frutos são aromáticos quando esmagados.

 

Os frutos são muito usados na culinária , podendo ser usados para aromatizar peixes e decorar sorvetes, fitoterápico, e no preparo de bebidas.

Atribui-se as várias partes desta planta, propriedades medicinais,como planta medicinal, possui propriedade antiespasmódica, anti-reumática, emenagoga, antiinflamatória e cicatrizante.


Além destas aplicações, produz, entre outros compostos, flavonóides, taninos e óleos essenciais ricos em mono e sesquiterpenos, Resinas, Alcalóides, Saponinas esteroidais, Esteróides, Triterpenos, cis-sabinol, p-cimeno, limoneno, simiarinol, alfa e beta pineno, delta-caroteno, alfa e beta felandeno, terechutona. De todos os metabólitos secundários sintetizados pelos vegetais, os alcalóides e os óleos essenciais formam o grupo de compostos com maior número de substâncias biologicamente ativas. Os óleos essenciais, em especial, atuam como inibidores da germinação, na proteção contra predadores, na atração de polinizadores, na proteção contra perda de água e aumento da temperatura.

 

As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urinário, contra cistites, uretrites, diarréias, blenorragia, tosse e bronquite, problemas menstruais com excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral. Sua resina é indicada para o tratamento de reumatismo e ínguas, além de servir como purgativo e combater doenças respiratórias.
Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites, orquites crônicas e doenças das vias urinárias.
Seu óleo resina é usado externamente como cicatrizante e para dor-de-dente.
A resina amarelo-clara (a qual endurece ao ar tornando-se azulada e depois pardacenta), proveniente das lesões das cascas, é medicamento de larga aplicação entre os sertanejos, como tônico, nos casos em que usam cascas.
Em outros tempos, a aroeira foi utilizada pelos jesuítas que, com sua resina, preparavam o " Bálsamo das Missões ", famoso no Brasil e no exterior.
 
A planta inteira é utilizada externamente como anti-séptico no caso de fraturas e feridas expostas. O óleo essencial é o principal responsável por várias atividades desta planta, especialmente à ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias e fungos e contra vírus de plantas, bem como atividade repelente contra a mosca doméstica. Este óleo essencial, rico em monoterpenos, é indicado em distúrbios respiratórios. É eficaz em micoses, candidíases (uso local) e como antiviral e bactericida. Possui ação regeneradora dos tecidos e é útil em escaras, queimaduras e problemas de pele.
Externamente, o óleo essencial é utilizado na forma de loções, gels ou sabonetes, é indicado para limpeza de pele, coceiras, espinhas (acne), manchas, desinfecção de ferimentos, micoses e para banho.
 


A casca da Aroeira salsa é empregada para curtir couro e o córtex produz uma resina impregnada de terebintina.

 

Sementeira:

  • Semear na primavera ,temperatura minima 25º
  • Colocar as sementes na água 24horas
  • Fazer uma mistura de composto com turba e areia
  • Colocar a mistura num vaso
  • Colocar as sementes e cobrir
  • Regar abundantemente e depois manter húmido sem encharcar
  • Germinação,cerca de 4 semanas

 

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.

.

publicado por Algarsementes às 10:25
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Chamada para a rede móvel nacional Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Bom dia Sr António,Agradecemos a partilha da sua e...
blogs SAPO