ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

31
Out
21

artemisia vulgaris.jpg

0,5 gr 1,30€

https://algarsementes.com/produto/artemisia-vulgaris/

 

Artemisia vulgaris é uma planta composta, vivaz, da família das asteráceas. Chega a atingir 1,5 m de altura, tem o caule lanoso, muito ramificado. As suas folhas são muito recortadas de cor verde prateado, pequenas sumidades floridas de cor amarelo dourado, que poderão ser colhidas no princípio da floração.

Cresce um pouco por todo o mundo, em terrenos baldios, bermas de estrada. A artemísia faz bonitos canteiros devido à cor prateada das folhas. Mas atenção! Não deve ser plantada junto das hortícolas pois exerce um efeito retardador do crescimento, especialmente nos anos mais chuvosos.

O chá fraco da artemísia pode utilizar-se na pulverização de árvores de fruto para combater algumas pragas. Quando plantada nos galinheiros, repele os piolhos.

 

Curiosidade:

Nos Açores a artemísia é conhecida por rainha-das-ervas. É ainda conhecida como erva-dos-caminhantes, pois acredita-se que colocando algumas folhas de artemísia nos sapatos ou mascando um pouco ajuda a combater a fadiga e o cansaço nas longas caminhadas protegendo ao mesmo tempo os caminhantes de maus-olhados e bruxarias.

Artemísia está associada à deusa grega Artemis ou Diana para os romanos que era a deusa da natureza, da lua e da caça, protetora das mulheres e dos problemas femininos relacionados com a fertilidade. É uma planta muito associada à magia. Os gregos e os romanos utilizavam-na para invocar o espírito dos mortos.

Na Europa, antes do cristianismo, usavam-na na incineração dos cadáveres. Os cristãos vieram mais tarde utilizá-la na decoração dos caixões e plantá-la nas campas, daí a sua associação com a melancolia. Era ainda muito utilizada nos jardins dos mosteiros da Idade Média.

Faz parte das nove plantas sagradas dos anglo-saxões. Está ainda associada aos sonhos e acredita-se que um saquinho de artemísia colocada debaixo da almofada ajuda a ter bons sonhos e a afastar pesadelos. Antes da utilização do lúpulo para aromatizar a cerveja era usada a artemísia.

 

  • A artemisia vulgaris,pode ser consumida em salada
  • Confere cor amarela como tintura vegetal

 

Medicinal:

A Artemísia é uma planta medicinal, popularmente conhecida como Camomila-do-campo, Erva-de-fogo, Rainha-das-ervas, que é tradicionalmente utilizada por mulheres, para tratar problemas do aparelho urogenital, como infecção urinária e para acalmar a ansiedade.

Os efeitos colaterais da artemísia incluem vasodilatação, convulsões, reações alérgicas e podem causar aborto, por isso não devem ser usadas durante a gravidez e na amamentação.

 

Embora esta planta seja tradicionalmente usada como analgésica, antiespasmódica, anticonvulsivante, para o tratamento da dispepsia, epilepsia, dores reumáticas, febres, anemias, ausência de mesntruação, cólicas e para expelir parasitas intestinais, apenas estão comprovadas científicamente, os seguintes benefícios:

  • Ajuda a proteger o fígado;
  • Exerce ação antifúngica, antibacteriana de amplo espectro e antihelmíntica (contra vermes);
  • Contribui para melhorar o humor;
  • Melhora a qualidade de vida de pacientes com doença de Cronh;
  • Exerce uma ação antioxidante, contrbuindo para a proteção do cérebro e prevenção de AVC
  • Ajuda a prevenir certos tipos de câncer, em especial a leucemia mielóide aguda.

 

Possíveis efeitos colaterais e contra-indicações:

A Artemisia não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade à planta, por grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

Se ingerida numa quantidade superior à recomendada pode causar excitação do sistema nervoso central, vasodilatação, convulsões, reações alérgicas, problemas no fígado e nos rins, e problemas mentais e psíquicos.

 

Preferencialmente, a Artemísia deve ser consumida mediante indicação médica ou do fitoterapeuta, já que possui diversos tipos e apresena algumas contra-indicações.

 

Sementeira:

  • Semear em Março/Abril
  • Semear em vaso ou no local definitivo
  • Se semear em vaso ,fazer uma mistura de terra com areia
  • Colocar a mistura no vaso,calcar
  • Colocar as sementes e cobrir muito ligeiramente e calcar
  • No outono ou primavera seguinte repicar

 

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel/whatsapp: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados

publicado por Algarsementes às 23:56
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Chamada para a rede móvel nacional Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Bom dia Sr António,Agradecemos a partilha da sua e...
blogs SAPO