Bambu Preto [sementes]
25 sementes 3,70€
O Phyllostachys nigra, cujo nome comum é Bambu preto , é uma espécie de bambu da família Poaceae. É nativa da província chinesa de Hunan e tem sido amplamente cultivada em outras partes do mundo devido ao seu extraordinário contraste de preto e verde profundo.
Foi introduzido na Europa em 1827 e se tornou o primeiro Bambu oriental rústico. Os novos colmos "juncos" emergem com um tom verde, mas eles ficam pretos como ébano quando passam dois ou mais anos sob a exposição à luz solar.
Graças à sua grande adaptabilidade, o Black Bamboo pode ser plantado em praticamente qualquer lugar. De plantadores a encostas ou sebes. Aceita qualquer tipo de solo, de areia a argila.Longe de seu habitat, este bambu pode atingir alturas de até sete metros.
Uso medicinal
As folhas são antipiréticas e diuréticas. Eles são usados internamente no tratamento de febres (especialmente convulsões infantis), vômitos e hemorragias nasais. As folhas são coletadas durante a estação de crescimento e secas para uso posterior. O suco do caule é antipirético, antitússico, expectorante e sedativo. É administrado internamente no tratamento de infecções pulmonares com tosse e expectoração. A seiva é obtida de hastes jovens no verão e depois seca para uso posterior. A epiderme da casca do caule é antiemética, purificadora e sedativa. É usado internamente no tratamento de vômitos, hemorragias nasais, tosse, etc. A raiz é adstringente, antipirética, diurética e estética. Tem sido usado no tratamento da raiva. As raízes são colhidas no inverno e secas para uso posterior.
Um dos bambus comestíveis mais suculentos
Seus rebentos são um tanto amargos quando crus. Eles devem ser preparados para comer fervendo-os em água durante 8 a 10 minutos . Seu sabor e aroma são distintos e altamente valorizados. Os rebentos, com cerca de 5 cm de diâmetro, são colhidos na primavera, quando estão a cerca de 8 cm do solo, cortando-os cerca de 5 cm abaixo do nível do solo. O melhor método para arrancá-los é torcendo-os no chão de um lado para o outro até ouvirmos um rangido.
O rizoma e seus usos
Os bastões são bons suportes para plantas com paredes finas, mas duráveis, e também são usados para trabalhos em gabinetes e para painéis decorativos e embutidos. O rizoma é utilizado na fabricação de alças de guarda-chuvas, cestaria, bengalas, sacos high-end, instrumentos musicais e vários tipos de artesanato.
Sementeira:
- Fazer a sementeira com temperatura a rondar os 25º
- Colocar as sementes na agua pelo menos 4 horas,no principio vão flutuar,é normal,depois afunda
- Fazer uma mistura de turfa com perlite 5%
- Num tabuleiro ou vaso com cerca de 10cm de altura,colocar 3/4 da mistura e prencher bem os espaços
- Colocar as sementes deitadas e e cobrir turfa ou fibra de coco
- Não colocar o tabuleira na luz directa
- Ter cuidado ao regar para não encharcar e as sementes apodrecer
- Depois de ter algumas folhas pode transplantar com cuidado para não danificar a raiz
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.