ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
subscrever feeds
11
Out
20

Adansonia-digitata-Baobab1-1.jpg

Baobá (adansonia digitata)10 sementes 3,90€

 

 

O baobá é uma árvore majestosa, decídua e de porte elevado, que pode alcançar facilmente 25 metros de altura e 6 metros de diâmetro. Ela é originária da África Central, sul do Saara até o norte da região do Transvaal na África do Sul, mas atualmente encontra-se difundida em todo mundo, em diferentes regiões tropicais. Seu tronco é cilíndrico, calibroso e de interior esponjoso, que serve como uma importante reserva de água, sendo capaz de armazenar milhares de litros. Bastante ramificada, apresenta ramos próximos à base ou somente no alto. Uma impressão comum que esta árvore passa, principalmente quando está desprovida de folhas, é de que foi plantada de “cabeça para baixo”, visto que sua intrincada ramagem lembra o sistema radicular. As folhas surgem tarde na primavera, e são palmadas, divididas em cinco a sete folíolos elípticos. No inverno a árvore despe-se completamente das suas folhas.

Suas flores são grandes, pendentes, belíssimas, de cor branca, com pétalas recurvadas e numerosos estames. Logo que desabrocham tem um perfume doce, mas a medida que o tempo vai passando, vão adquirindo um mau cheiro peculiar, que lembra carniça.  Os frutos que se seguem, conhecidos como Mukua, são ovais, com casca marrom, recobertos por uma fina camada de pelos. Sua polpa é pastosa quando húmida a pulverulenta depois de seca, de cor branco marfim. Ela é doce, comestível, nutritiva e encerra as sementes, pardacentas e reniformes.

 

As folhas ricas em cálcio, ferro, proteínas e lípidos, constituem um complemento alimentar muito útil.
O fruto,a sua polpa permite a fabricação de bebidas refrescantes, ricas em vitaminas B1 e C.
As plântulas jovens e as suas raízes comem-se como os espargos.
As sementes negras que se encontram na polpa podem ser grelhadas e consumidas. Contêm mais proteínas que o amendoim e têm uma percentagem de lysine (ácido aminado indispensável ao crescimento) mais elevada que as leguminosas.

Na altura da subida da seiva, os camponeses extraem a fibras da cortiça a uma altura de 1,50 metro sobre toda a circunferência para confeccionar cordas.
A madeira macia e esponjosa não é praticamente utilizada. Contem muita água, até 10.000 litros, nas árvores mais grossas. Em caso de seca, os homens e os animais mastigam-na para atenuar a sede.
As árvores mais velhas têm, muitas vezes cavidades naturais ou escavadas que servem como cisternas de água ou como celeiro para cereais e outras provisões, quer como refúgio ou local de sepultura. O baobá é uma árvore muito resistente ao fogo e à seca.

 

Um baobá na sua sala:

Coloque-o num local quente (temperatura miníma 12°C) e com bastante claridade, perto de uma janela. Há regiões onde é possível colocá-lo no exterior, a partir do mês de Junho até Setembro.
Regue-o generosamente quando o torrão de terra está seco. Pode esperar 1 mês até à rega seguinte. Continue as regas mesmo que o baobá perca as folhas durante o Inverno.
Pode deixar crescer o seu baobá como uma planta de interior transplantando-o num pote de barro de tamanho apropriado ou num recipiente de reserva de água. 

 

O Baobá transplanta-se de dois em dois anos:

- Pode as raízes por um terço do seu comprimento.
- Escolha um pote de terracota com buraco, de um tamanho superior.
- Encha-o com uma mistura de terriço (70%) e de areia (30%).
- Envase-o e regue-o.

 

Sementeira:

  • Colocar as sementes na agua quente,não a ferver durante 48h00
  • No caso das sementes não inchar,repetir a operação anterior
  • Fazer uma mistura de terra co vermiculite 50%
  • Humidificar a mistura sem encharcar
  • Colocar a mistura num vaso
  • Colocar as semente,cerca de 2cm de profundidade
  • Calcar ligeiramente
  • Borrifar
  • Temperatura de germinação 25º/30º
  • Rega no verão,uma vez por semana
  • No inverno,regar se necessário

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

publicado por Algarsementes às 11:33

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Botão WhatsApp - Canal TI
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO