ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
29
Jun
19

bertalha-9.jpg

Bertalha - basella alba 
50 sementes 2,90€

 

A bertalha é uma trepadeira que pode atingir até 10 metros de comprimento. Sendo uma planta tropical nativa da Índia, também é chamada de espinafre-indiano, e é uma verdura bastante apreciada na culinária de vários países da Ásia. Suas folhas espessas e as pontas dos ramos podem ser consumidos crus, refogados ou cozidos. O suco púrpura de seus pequenos frutos pode ser usado como um corante natural para alimentos.

Clima

Planta de clima tropical, seu cultivo é mais adequado a regiões quentes e húmidas. Em regiões de clima mais frio, pode ser cultivada apenas nos meses mais quentes do ano, uma vez que não suporta baixas temperaturas.

Luminosidade

Melhor se cultivada sob luz solar direta, mas também tolera sombra parcial, desde que a luminosidade seja boa.

Solo

O ideal é que o solo seja leve, bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido sempre húmido, porém sem que permaneça encharcado.

Plantio

A bertalha é propagada normalmente através de sementes, mas também pode ser propagada usando pedaços de ramos, que enraízam facilmente quando plantados em solo úmido.

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 0,5 cm. Também podem ser semeadas em sementeiras, bandejas e copos de papel, sendo transplantadas 20 dias após a germinação, que leva normalmente de 1 a 3 semanas. Antes da sementeira, é melhor deixar as sementes na água morna por um dia para facilitar a germinação.

O espaçamento para cultivares de crescimento indeterminado pode ser de 80 cm entre as linhas de plantio, com 50 cm entre as plantas. Para as cultivares que têm tamanho determinado, o espaçamento pode ser de 40 cm entre as linha de plantio e 40 cm entre as plantas.

Tratos culturais

Para cultivares de crescimento indeterminado, o ideal é que existam suportes para conduzir o crescimento das plantas, que podem ser, por exemplo, estacas, treliças ou cercas.

Retire as ervas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Colheita

A primeira colheita pode ser feita em dois ou três meses após o plantio, dependendo das condições de cultivo. Corte as pontas dos ramos, com aproximadamente 40 cm de comprimento. Folhas individuais podem ser colhidas quando necessário.

A colheita pode ser repetida a cada 20 ou 30 dias. Em regiões de clima quente a bertalha é uma planta perene.

 

Uso popular e medicinal
As raízes são adstringentes, são cozidas e usadas no tratamento da diarreia. Uma pasta da raiz aplica-se a inchaços e também como um rubefaciente.

Folhas e caules são ingeridos devido as suas propriedades laxativas. 

O suco da folha é demulcente, usado em casos de disenteria. É também diurético, febrífugo e laxante.

No Nepal o suco da folha é usado para tratar catarro. Uma pasta das folhas é aplicada externamente para tratar furúnculos e feridas. As flores são usadas como um antídoto para venenos.

O suco vermelho da fruta é usado como colírio para tratar a conjuntivite.

Na China os pequenos frutos são usados como corante devido a cor purpúrea e na preparação de xaropes quando macerado com açúcar.

As folhas são boa fonte de vitaminas A e C, ferro e cálcio. A infusão das folhas é um substituto do chá. A seiva arroxeada da fruta é usada como corante alimentício em doces e doces. A cor fica mais intensa pela adição de um pouco de suco de limão.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

publicado por Algarsementes às 11:50
Botão WhatsApp - Canal TI
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO