ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
21
Fev
20

betula-pendula-roth.jpg

Betula pendula - Vidoeiro-Branco
50 sementes 1€

 

Esta bétula é uma árvore que pode atingir 30 m de altura, com casca no início roxa e depois branco-rosada, com largas bandas horizontais cinzentas. Com a idade passa a ser branca com manchas romboidais negras e gretas escuras. Os ramos são pendentes, pelo menos na sua extremidade. Os ramos secundários possuem abundantes glândulas resinosas. As folhas são romboidais ou ovado‑romboidais, de 4 a 6 cm de comprimento por 2 a 4 cm de largura; pecíolo com 1,5 cm de comprimento. Folhas com base geralmente cuneiforme, são apiculadas e de margem duplamente serrada com 6 a 9 pares de nervuras. As flores masculinas surgem em amentilhos precoces, pendentes, visíveis durante todo o Inverno e de cor purpúrea. As flores femininas em amentilhos cilíndricos, retos e de cor verde pálido. Os frutos são aquénios com as asas, amparadas por uma escama lateral trilobada, formando uma infrutescência cilíndrica pendente que se desarticula na maturação.

 

A madeira amarelada ou branco-arroxeada, é resistente e dura, é muito utilizada no fabrico de pipas, caixas e outros objetos. A sua casca emprega-se no fabrico de calçado e cestas. As suas folhas têm propriedades diuréticas. As folhas adultas, ricas em taninos, terão sido usadas para tingir a lã de amarelo. A cozedura dos frutos verdes e das folhas, eram usadas no combate a doenças hepáticas. Do tronco, através de incisões, pode-se extrair um líquido açucarado, que quando fermentado origina a cerveja de vidoeiro.

 

As folhas de bétula, pelos flavonóides, vitamina C e sais minerais, são responsáveis pela diurese que favorece a eliminação de água, ureia e ácido úrico, ajudando a reduzir vários tipos de edemas, nomeadamente os decorrentes de disfunções renais e cardíacas. As preparações à base de bétula são empregues com sucesso em casos de gota e, como adjuvante, na obesidade por apresentarem acções depurativa e anorexígena.

 

É normalmente usada como coadjuvante no tratamento de doenças das vias urinárias por infecção bacteriana ou inflamação (pielonefrites, uretrites, cistites, entre outras). A sua administração revela-se ainda útil para prevenir a formação de cálculos a nível renal ou da bexiga.

 

As suas propriedades diuréticas permitem ainda uma acção benéfica sobre episódios de inflamação articular acompanhada de edema, como por exemplo em alguns casos de artrite reumatóide e de flebites.

As preparações à base de bétula podem ser administradas sob a forma de infusão (3 a 5g de folhas por chávena, a beber três vezes ao dia), cozimento (4g de casca ou gemas por 150ml, a consumir três vezes ao dia, preferencialmente entre as refeições) ou tintura 1:10 (50 a 100 gotas, 1 a 3 vezes por dia).

 

Sementeira:

  • Semear na primavera
  • Colocar terra especial germinação num vaso
  • colocar a semente e cobrir ligeiramente com terra
  • regar,sem encharcar
  • se necessário colocar um celofane ou tampa de vidro

Adverte-se, contudo, que esta informação é meramente informativa e não se destina a diagnosticar, curar ou prevenir qualquer doença.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

publicado por Algarsementes às 22:12
Girl in a jacket Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO