ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
21
Fev
20

Averrhoa bilimbi.jpg

Biribiri - Averrhoa bilimbi
10 sementes 2,90€

 

O bilimbi (Averrhoa bilimbi), conhecido também como biribiri, bilimbim, bilimbino, biro-biro, caramboleira-amarela, limão-de-caiena, groselheira, azedinha e limão-japonês, é uma planta tropical da família Oxalidaceae.

O bilimbi é originário do Sudeste da Ásia,pertencente à família das Oxalidaceae (a mesma da carambola), a árvore mede até dez metros de altura. Possui tronco com casca lisa e escura e tem uma copa com forma piramidal. As folhas são verdes e compostas por de cinco a dezesseis folíolos alongados com de quatro a doze centímetros de comprimento. A planta é sensitiva noturna e fecha as folhas à noite para dormir (nictantes). As flores são pequenas, vermelho-claras, aromáticas, presas aos ramos e tronco. O bilimbi tem uma floração contínua, produzindo flores e frutos ao mesmo tempo, e pode gerar frutos durante o ano todo.

Os frutos são consumidos ao natural ou usados no preparo de saladas, compotas, geleias, vinagres, caipirinha e vinhos. Os frutos verdes podem ser usados no preparo de picles, condimentos e molhos. Pode ainda ser utilizado com substituto do limão, como no ceviche, ou ser comido como tira-gosto, cortado em rodelas e adicionando-lhe sal.

No sul do estado da Bahia, no Brasil, o bilimbi é muito utilizado na preparação de moquecas ou mariscados.

Propriedades Medicinais do Biri-biri

O Biribiri apresenta várias propriedades medicinais que são usadas na medicina popular e auxiliam no controle da pressão arterial, nos níveis da glicose e triglicerídeos. Auxilia também na saúde intestinal por causa de sua boa concentração de fibras.

O sumo da fruta é empregado para alívio de tosse e inflamação retal; as folhas em forma de cataplasma auxiliam na cicatrização de feridas, pruridos da pele, inchaço e picadas de insetos e animais. Ele possui propriedades antibacterianas sendo usado como sabonete para limpeza de pequenas feridas. Empregado também para remoção de manchas e ferrugens.

Assim como outros frutos ricos em oxalato, pode provocar lesão renal aguda.

 

Sementeira:

  • Semear na primavera com temperatura de 25º
  • Escolher uma boa terra e misture com uma parte de areia e uma parte duas de esterco bem curtido.
  • PH entre 6 e 6,5.
  • Colocar a mistura num vaso e colocar a semente  cerca de 1cm de profundidade.
  • regar e cobrir com celofane para manter a humidade
  • Não encharcar para as sementes não apodrecerem.

Adverte-se, contudo, que esta informação é meramente informativa e não se destina a diagnosticar, curar ou prevenir qualquer doença.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

publicado por Algarsementes às 16:32
Girl in a jacket Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Comprei 15 sementes, porque tenho pouco espaço. Es...
blogs SAPO