Brocolis ramoso roxo [sementes]
100 sementes 1,90€
O brócolis é um vegetal antiquíssimo originário da Europa e cujas variedades são amplamente cultivadas e consumidas no mundo todo. O país que mais cultiva brócolis no mundo atualmente é a China, seguida de perto pela Índia, mas os principais consumidores continuam a ser as nações ocidentais.
As flores do brócolis podem ser cozidas e adicionadas a uma enorme diversidade de receitas, mas a melhor formas de manter o seu sabor, cor e textura e ainda preservar os nutrientes contidos nelas é comê-las cruas ou cozidas ao vapor. Quando cozido no vapor, inclusive há um aumento do seu poder de redução do colesterol em relação a quando o vegetal é comido cru ou cozido na água. Esta é a melhor forma de aproveitar os benefícios do brócolis.
Os benefícios do brócolis para a saúde são resultado de uma mistura única de nutrientes, compostos orgânicos, sais minerais e vitaminas que são encontrados exclusivamente neste vegetal. Estes incluem quantidades significativas de vitamina C, vitamina K, fibras, folatos, potássio, selénio, vitamina A, manganês, triptofano, vitamina B, e fósforo.
Em termos de compostos orgânicos exclusivos, o brócolis é rico em fitoquímicos e antioxidantes. Os fitoquímicos são substâncias responsáveis pela cor, cheiro e sabor nas plantas. Pesquisas mostram que eles trazem inúmeros benefícios à saúde especialmente para o sistema imunológico.
Este vegetal é de fato como uma fábrica de nutrientes. Ele é benéfico para a digestão, tem propriedades que regulam o sistema cardiovascular e o sistema imunológico, tem propriedades anti-inflamatórias e pode inclusive prevenir o câncer. Além disso, o brócolis possui baixo teor de sódio e poucas calorias: Cerca de 31 calorias por porção.
Há basicamente dois tipos de brócolis ou brócolos para o cultivo, os brócolis-de-cabeça e os brócolis-de-ramas. Os brócolis ramosos produzem várias inflorescências e os brócolis-de-cabeça, como o nome sugere, produzem uma grande cabeça no centro da planta .
Os brócolis-ramosos são mais tolerantes ao calor e podem crescer bem em temperaturas médias mais altas, de até 28°C.
Luminosidade
Estas plantas necessitam de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.
Solo
O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.
O brócolis ou brócolos necessita do micronutriente boro para se desenvolver bem, sendo que sua deficiência resulta em caules ocos e inflorescências pequenas e malformadas. Se o solo for deficiente em boro, é necessário usar um adubo que contenha este micronutriente ou aplicar no solo bórax ou ácido bórico, ou alternativamente aspergir as folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. A solução pode ser preparada utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para cada 5 litros de água. Tais procedimentos devem ser feitos apenas quando realmente necessários, pois o excesso de boro também é prejudicial.
Irrigação
A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo sempre húmido, mas sem que fique encharcado.
Plantio
Pode fazer a sementeiras, vasos pequenos, copinhos de plástico ou de jornal, sendo as mudas transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras. Porém, as mudas de brócolis ou brócolos podem ser sensíveis ao transplante, assim tome muito cuidado para não danificar as mudas e suas raízes. Transplante de preferência no fim da tarde, com o solo bem húmido, ou em dias nublados. A germinação ocorre geralmente em menos de uma ou duas semanas.
O espaçamento pode ser de 60 cm a 1 m entre as linhas de plantio e de 30 cm a 60 cm entre as plantas. Maiores espaçamentos tendem a gerar plantas com maiores inflorescências, mas a produtividade por área é normalmente maior com os menores espaçamentos.
Colheita
Os brócolis-ramosos podem ser colhidos a partir de 60 a 90 dias após a semeadura. As inflorescências podem ser colhidas várias vezes em intervalos de 5 a 10 dias até o fim do período de floração.
O momento de colher é quando as inflorescências estão bem desenvolvidas e com uma cor intensa, mas antes que as flores comecem a abrir.