ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
26
Abr
18

cardo mariana.jpg

   Cardo mariano 50 sementes 1€

 

O Cardo Mariano é uma planta com importantes propriedades medicinais. Entre os benefícios mais importantes que o Cardo Mariano proporciona, destaca-se a sua capacidade de inibir a formação de metabólitos causadores de dano hepático e de tratar doenças degenerativas do fígado, tais como a cirrose, hepatite C e outras doenças hepáticas crónicas relacionadas com o abuso de álcool ou drogas. O Cardo Mariano também possui propriedades depurativas e desintoxicantes, sendo útil na reparação de tecidos danificados, tratamento de feridas e hemorroidas. Na culinária, o uso do Cardo Mariano é parecido ao da alcachofra e o sabor também é muito semelhante.

 

O Cardo Mariano pode-se semear na Primavera e no Outono. Gosta de exposição ao sol e adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis. Pode ser cultivado no campo, hortas, jardins e em vasos.

Clima

O cardo é originário de regiões de clima mediterrâneo, mas pode ser cultivado em diversas regiões climáticas. As regiões ideais para seu cultivo têm um inverno moderadamente frio e seco, e um verão moderadamente quente. Invernos muito frios e úmidos podem prejudicar a planta.

Luminosidade

O cardo necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Solo

Cultive em solo bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. O cardo cresce bem na maioria dos tipos de solo e é bastante tolerante quanto ao pH do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo húmido nas estações do ano em que há crescimento da planta, mas sem que este permaneça encharcado. A planta é, no entanto, resistente à seca quando já se encontra bem desenvolvida.

 

Plantio

O cardo pode ser propagado por sementes ou por divisão de plantas com rebentos.

As sementes do cardo são semeadas geralmente na primavera, assim que a temperatura do solo esteja em pelo menos 10°C. As sementes são semeadas no local definitivo ou em sacos plásticos para mudas, vasos e outros recipientes, a cerca de 2,5 cm de profundidade. As mudas são transplantadas quando atingem aproximadamente 25 cm de altura. O espaçamento entre as fileiras pode ser de 1,2 m, e a distância entre as plantas pode ser de 38 cm.

Uma vez que se tem plantas bem desenvolvidas e com boas características, o método de propagação mais adequado é a retirada de rebentos que surgem ao redor das plantas, e que devem ser retirados cavando com cuidado ao redor da planta e separando os rebentos da planta matriz com uma faca ou pá. Os rebentos devem estar bem desenvolvidos e devem ser retirados com raízes.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos, especialmente nos primeiros meses de cultivo.

O branqueamento ou estiolamento dos pecíolos, se desejado, deve começar a ser feito um ou dois meses antes da colheita. Isto é feito amarrando as folhas da planta e embrulhando o feixe dos talos das folhas com um papel ou plástico escuro e opaco. Alternativamente, pode-se amontoar terra na base do feixe.

Colheita

A colheita é geralmente feita no fim do outono ou começo do inverno, cortando toda a planta. Os talos devem ter as folhas e espinhos removidos antes de serem utilizados.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

publicado por Algarsementes às 12:22

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Girl in a jacket Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO