Cerefolio [sementes]
2,5 gramas cerfolio
O cerefólio é uma planta herbácea, anual, aromática, bastante utilizado na culinária francesa, onde entra na composição do clássico mix de ervas conhecido como “ervas finas”. Apresenta ramagem muito semelhante à da salsa e do coentro. Seu ciclo é curto, crescendo e rapidamentte florescendo e frutificando. Inicialmente as folhas são tripinadas, recurvadas, macias e aromáticas. Com o amadurecimento da planta, as folhas se modificam, tornando-se mais complexas, fibrosas e maiores. As flores brancas e pequenas reúnem-se em inflorescências do tipo umbela. Os frutos que se seguem são ovóides, com cerca de 1 cm de comprimento.
Ele entra na preparação de diversos pratos, aromatizando legumes, aves, carnes, sopas, frutos do mar, omeletes, vinagretes, saladas, etc. Seu sabor é mais delicado do que a salsa, com um toque refrescante de anis ou alcaçuz. Deve ser preferencialmente utilizado fresco, no final do preparo, logo antes de servir, preservando assim todo seu sabor, mas na falta deste também pode ser aproveitado desidratado. É uma erva excelente para plantar na horta , onde, além de fornecer um tempero delicioso, ainda é responsável por afugentar lesmas e caracóis.
O Cerefólio possui importantes propriedades diuréticas, depurativas e digestivas, é uma excelente fonte de sais minerais como ferro e cálcio, e é rico em vitaminas A e C, importantes para a visão e para prevenir a gripe. As propriedades diuréticas e depurativas são particularmente úteis para o sistema respiratório e contra a prisão de ventre.
O Cerefólio pode-se semear durante do ano. Gosta de exposição ao sol e adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis
Sementeira:
- Pode ser semeado todo o ano
- Colocar substrato num vaso
- Colocar as sementes
- Cobrir ligeiramente
- Regar,manter húmido,sem encharcar
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.