ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

26
Jun
20

couve rabano roxa.jpg

 

Para cotação solicite catálogo actualizado

 

 

É uma couve com cerca de 35-40 cm de altura com morfologia intermédia  entre a couve “repolho” e uma couve de folhas da variedade acephala.Pouco utilizada em Portugal, consome-se cozida em sopas, assada, frita ou crua, em saladas. Pode ser semeada como forrageira para consumo dos animais. A nível medicinal, beneficia doenças respiratórias, úlceras e combate a acne.Rica em carotenoides, ácido fólico, clorofila, pró-vitamina A, vitamina C, B1, B2, cálcio, ferro, magnésio, sódio, cobre, fosforo, silício, iodo e potássio.

Clima:

A couve-rábano é uma hortaliça de clima ameno ou frio, crescendo melhor em temperaturas entre 18°C e 25°C. A planta pode suportar baixas temperaturas, mas também pode florescer precocemente se a temperatura ficar abaixo de 10°C.

 

Solo:

Adapta-se a vários tipos de solos, prefere solos de textura média ou argilosa, soltos, bem drenados, profundos frescos, ricos em húmus, férteis e bem drenados. O pH deve ser de 6,5-7,0.

Plantio:

Semeie as sementes diretamente no local definitivo na horta. Também podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando as mudas têm de 3 cm a no máximo 5 cm de altura, com duas folhas definitivas. Contudo, as mudas de couve-rábano são bastante sensíveis ao transplante, assim é necessário tomar cuidado ao manuseá-las e transplantar preferencialmente no fim da tarde ou em dias nublados.

A couve-rábano também pode ser cultivada com facilidade em vasos e jardineiras.

 

Adubação:

Aplicação de estrume de ovelha e vaca, bem decompostos. A couve, sendo uma variedade rústica, é uma planta que aproveita bem os estrumes de curral, compostos caseiros e os resíduos sólidos urbanos bem decompostos. Antigamente, a cal em pó utilizava-se como um estimulador do desenvolvimento e do crescimento. Em terrenos ácidos, deve-se juntar cálcio ao composto, Lithothame (algas) e cinzas.

Data de plantação/sementeira: Março-maio ou setembro-outubro

Profundidade: 1-1,2 cm

Compasso: 35-45 entrelinhas x 25-30cm entre plantas na linha.

Transplantação: 6-7 semanas depois da sementeira.

Consociações: Cenoura, alface, cebola, batata, espinafre, pepino, tomilho, acelga, hortelã-pimenta, salsa, funcho, aipo, alfazema, ervilha, beterraba, valeriana, chagas, e espargo.

Rotações: Plantas do grupo das Solanáceas (tomate, beringela, etc.) e Cucurbitáceas (abóbora, pepino, aboborinha, etc.) são bons precedentes desta cultura. Depois de retirada, a cultura não deve voltar ao terreno durante pelo menos 4-5 anos. É uma boa cultura para terrenos em que o estrume ainda não esteja totalmente decomposto, podendo iniciar um esquema de rotação de culturas (embora seja uma cultura esgotante).

Amanhos: Sachas, mondas, mulching ou empalhamento; por vezes, faz-se uma amontoa nos caules (para ficarem mais tenros).

Regas: Por aspersão ou gota a gota.

Entomologia e patologia vegetal

Pragas: Lagarta da couve, pulgão, larva mineira, lesmas e caracóis, áltica e mosca da couve e pássaros (quando as couves são pequenas).

Doenças: Míldio, oídio, alternariose, podridão, ferrugem branca, potra e viroses.

Acidentes: Pouca tolerância à acidez, espigamento prematuro, necrose marginal, carências de boro e molibdénio.

Condições de armazenamento: 0 oC e 98% de humidade relativa, durante 2-4 semanas, com CO2 e O2 controlados. No nosso frigorífico aguenta duas semanas.

Irrigação:

A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado. A couve-rábano, quando já bem desenvolvida, é mais tolerante a falta de água do que outras couves.

Colheita:

A colheita da couve-rábano ou couve-nabo ocorre de 40 a 65 dias após a semeadura, variando conforme a cultivar plantada e as condições de cultivo. As folhas da couve-rábano também podem ser consumidas.

A colheita das cultivares tradicionais deve ser realizada antes que os caules globulares ultrapassem a cerca de 8 cm de diâmetro, pois eles começam a se tornar lenhosos quando crescem acima deste tamanho. Algumas cultivares modernas permanecem tenras quando ficam maiores.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

 

 

publicado por Algarsementes às 19:16
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO