ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

24
Mar
20

cruá.jpg

Para cotação solicite catálogo actualizado

 

 

Nome Científico: Sicana odorifera (Vell.) Naudin  

Nomes populares: Cruá, melão-caboclo, melão-caipira.

Família Botânica: Cucurbitaceae

 

Distribuição Geográfica e Habitat: Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Caribe, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. No Brasil, é preferencialmente encontrada na Floresta Ombrófila Densa e no Cerrado.  

       

Características Gerais: Cruá é uma trepadeira perene ou herbácea rasteira, de crescimento bem rápido, subindo em árvores, muros e tetos por meio de gavinhas que podem aderir firmemente à superfície lisa do tutor. Folhas: simples, irregularmente lobadas, hirsuto-pubescentes. Flores: solitárias, axilares, em forma de urna, apresentando flores masculinas e femininas na mesma planta. de 12 cm de diâmetro, com 5 pétalas , 5 sépalas , 5 estames, corola com abundantes filamentos e um pistilo com 3 estigmas. Frutos: ainda verdes são consumidos como legumes, e já maduros são doces e perfumados, daí seu nome cientifico “odorífera”, ou que tem muito perfume.

  

Clima e Solo: Ocorre em temperaturas médias de 15 a 28 graus, podendo ser cultivada desde o nível do mar até 1.800 metros de altitude,  Tolera todo tipo de solos, crescendo melhor nos solos ricos em matéria orgânica, com pH entre 5,0 a 6,6.É preciso plantas no mínimo 2 plantas para que ocorra uma polinização cruzada.

 

Seu cultivo e muito fácil, devendo providenciar um suporte bem forte para trepar, já que se trata de uma trepadeira de rápido crescimento, e seus frutos são pesados!
Deve controlar-se seu crescimento já que no caso de deixar-se desatendida, crescerá sobre telhados ou arvores.

Cultivo a pleno sol, ou com sombra parcial.
Planta atrativa para abelhas, borboletas e pássaros. Suas flores são perfumadas.
Irrigação abundante sem encharcar.
Tolera todo tipo de solos, crescendo melhor nos solos ricos em matéria orgânica.


GERMINAÇÃO:


Colocar as sementes em vaso ou no local definitivo,escolher uma boa terra com mistura de areia.
Enterrar as sementes a 1/2 cm de profundidade. Regar sem encharcar e  sem deixar secar a terra.
Melhor plantar no lugar definitivo.

Usos: Os frutos são muito apropriados para sucos, doces, licores e compotas. Também são consumidos in natura. Contém fibras, cálcio, fósforo, caroteno, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina C. Usado na medicina popular para aliviar dores de garganta. Já as sementes, em infusão, servem como vermífuga e purgativa, entre outras aplicações. Pode ser usada como ornamental tomando-se o cuidado para que a planta não invada áreas indesejáveis, já que é bastante vigorosa.

 

Curiosidades: Os frutos por exalarem um odor característico, que lembra o aroma de maçã e de maracujá, eram usados para perfumar as casas, podendo ser, colocados no interior de guarda-roupas ou em salas que permaneciam fechadas, para aromatização do ambiente.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

publicado por Algarsementes às 19:46
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO