ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

06
Jan
19

endivia.jpg

                                                  Para cotação solicite catálogo actualizado

 

Endívia (Cichorium endivia) é uma verdura da família Asteraceae, e do gênero das chicórias, que inclui vários vegetais semelhantes com folhas levemente amargas e crocantes.

Endívia é, também, um dos nomes conhecidos para alguns tipos de chicória-comum (Cichorium intybus), nomeadamente a chicória-belga ou chicória-francesa. Existe considerável confusão entre as designações vulgares de Cichorium endivia e Cichorium intybus.

O vegetal se apresenta como um conjunto de folhas superpostas umas às outras, como no repolho, mas com formato comprido e fino, como uma espiga de milho. Nas folhas, as pontas possuem cor amarelo-claro ou roxa, a depender do tipo de produto. O miolo é predominantemente branco.

O vegetal pode ser consumido cru, refogado, cozido no vapor ou assado; sendo acomodado em receitas salgadas e doces, quentes ou frias. Combinada com azeite de oliva, alho, queijos cremosos, tomate seco ou frutas, a delicada folha acrescenta requinte às entradas, saladas e pratos principais.

Endivias
As endívias são semeadas durante os meses de maio e junho, para uma colheita e uma degustação que começa em novembro e se estende até o mês de março seguinte.
6 meses para produzir raízes, 10 dias de descanso e três semanas de forçantes ... a cultura é longa! Mudas feitas no final de junho começarão a produzir endívias para serem degustadas somente a partir de janeiro.

É possível antecipar a primeira sementeira?
Semeadas em boas condições, as sementes de endívia germinam rapidamente; contar cerca de 6 a 10 dias. Mas, para obter esses resultados, é necessário esperar que a temperatura do solo esteja no minimo 10 ° C. Em  zonas temperadas,  pode-se fazer a sementeira   em meados de abril.

O lugar certo para semear endívia
A endívia pode ser cultivada em toda parte em Portugal , mas ainda tem algumas preferências em relação ao local que a receberá: um solo fresco e profundo e sem seixo (sua raiz é longa), pouco humido , homogêneo e exposto ao sol.

As culturas anteriores a serem evitadas são batata e crucíferas (que favorecem a presença de parasitas da endívia), leguminosas (excesso de oferta de nitrogênio) e vegetais de raiz. Em produtores de endivia, a cultura anterior é geralmente um cereal, que deixa apenas um residual moderado de nitrogênio (algumas variedades são sensíveis ao excesso de nitrogênio) .
Em solo pesado, argiloso e húmido, é possível semear as endívias nos sulcos. As raízes se desenvolvem adequadamente.

Plantio de mudas da endivas

  • Prepare a sementeira: a sementeira é feita no lugar definitivo. O solo deve estar livre de pedras e torrões de terra , depois nivelado.
  • Cavar sulcos de um centímetro (a semente de endiva é pequena) e afastada de 25 a 30 cm. O fundo do sulco deve ser firme, ligeiramente comprimido. Um truque é desenhá-lo usando o cabo do ancinho: coloque-a no chão e carregue nele com o pé sem fazer muito força. Irá fazer um rego pronto para receber as sementes das endívia. Se você optar por semear na parte de cima ( no monte), contar entre 40 e 50 cm de distância entre as linhas (topo de montos).
  • Semeie com distancia; para ajudá-lo, pegue um semeador de mão. Cobrir as sementes com um pouco de terra, puxando suavemente o ancinho na direcção da ranhura, e calcar a terra para que as sementes fique em contacto com a terra.Essa tecnica só é eficaz se a terra estiver humida
  • Regar com cuidado, usando o pomo do regador, para não deslocar as sementes.
  • Quando as plantas tiverem 3 folhas verdadeiras,  tenha uma planta a cada 12 cm. Para quem semeou no top dos regos, as distâncias podem ser um pouco mais próximas.

manutenção das mudas de endívia
Enquanto a folhagem não estiver desenvolvida, limpe os regos das ervas daninhas . Posteriormente, a folhagem cobre o solo e impede o desenvolvimento de ervas daninhas.Regar regularmente.

Remoção de raiz
Por volta de outubro-novembro, depois de 170 dias.  as raízes estão boas para serem tiradas. Deixe-os secar no chão 1 a 2 semanas para parar a vegetação.
Separe as raízes mantendo apenas as mais bem formadas (sem garfo), aquelas que não apresentam lesão. Remova a roseta das folhas cortando 2 a 5 cm acima do colarinho. Encurte as raízes até cerca de 20 cm, uniformemente.

endive-racines-taille.jpg

Branquear as endívia
O segundo passo é forçar. Uma operação que envolve transplantar as raízes e cultivá-las no escuro para obter as folhas brancas.

rego
Cavar uma trincheira de 40 cm em que as raízes serão apertadas umas contra as outras, fazendo elas estarem direitas,usando terra como suporte.
Cubra as raizes com um monte de cerca de 20 cm, misturando terra fina e areia (um pouco como os espargos). Por fim, cubra com um plástico hortícola preto ou uma chapa de ferro corrugado.
A chicória se desenvolverá bem no inverno, longe da luz.

endive-culture.gif

colheita
Você pode colher suas endivias a partir de janeiro, dependendo das necessidades, limpando o solo e removendo sua endivia com uma faca.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

 

 

publicado por Algarsementes às 13:49
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO