Erva cidreira [sementes]
0,8 gramas 1,50€
A Erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta vivaz, cultivada ou subespontânea no nosso país, que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro. Foi introduzida há muito tempo na Europa, a partir da Ásia Ocidental, e é vulgar encontrá-la próximo das casas, em caminhos, sebes, taludes, até junto a vinhas. Também conhecida como melissa ou citronela-menor, as suas folhas, quando manipuladas, libertam um forte e agradável aroma a limão doce. Apesar de resistente ao frio, a sua parte aérea pode mesmo desaparecer totalmente durante o Inverno.
Floresce entre Junho e Setembro e as sementes ficam maduras entre Agosto e Outubro. Apesar das suas flores serem muito pequenas, surgem em grande número, sendo por isso uma planta extremamente melífera.
Não apresenta grande dificuldade de adaptação ao pH do solo, podendo ser cultivada em solos ácidos ou alcalinos, soltos, ligeiramente argilosos, húmidos, mas bem drenados. Adapta-se também ao cultivo em vasos e floreiras.
Fácil de cultivar, é fundamental num jardim de plantas aromáticas, pela diversidade de características que possui. Também representa uma óptima opção em consociação, sobretudo com todo o tipo de couves, pelos seus efeitos benéficos para com estas plantas.
Utiliza-se a parte aérea da planta na preparação de infusões, com a planta fresca ou seca, embora muitas pessoas refiram utilizá-la fresca, pois a maioria dos preparados comerciais que circulam no mercado são de muito má qualidade, com ausência total de aromas.
Também pode ser utilizada como planta condimentar. As folhas usam-se para dar sabor a saladas de legumes ou frutas.
Com inúmeras propriedades medicinais, é considerada anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, digestiva, calmante e sedativa, associada a tratamentos de problemas nervosos, perturbações do sono e problemas gastrointestinais de origem nervosa tais como espasmos, enfartamento e anorexia e ainda no tratamento de febres e constipações.Externamente, pode ser esfregada na pele para aliviar picadas de insectos ou mesmo para evitar que estes piquem, já que o seu óleo essencial é um excelente repelente. O óleo essencial é muito utilizado em aromaterapia.
Possíveis efeitos colaterais
A erva cidreira é segura quando consumida por no máximo 4 meses por adultos e 1 mês por bebês e crianças. Entretanto, se esta planta medicinal for consumida em quantidade excessiva ou por tempo maior do que o recomendado, pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão e respiração ofegante.
Até o momento, não foram descritas contraindicações da erva cidreira, no entanto deve-se evitar consumir esta planta medicinal se a pessoa utilizar medicamentos para dormir, pois podem ter seus efeitos sedativos somados e causar sonolência excessiva.
A erva cidreira também pode interferir no efeito de remédios para tireoide, devendo ser feito apenas com orientação do médico, nesses casos.
Além disso, é recomendado que mulheres grávidas ou em amamentação consultem o obstetra antes de consumir a erva cidreira.
Sementeira:
- Semear na primavera
- Fazer uma mistura de terra com areia
- Colocar a mistura num vaso
- Colocar as sementes,cobrir ligeiramente
- Regar,manter húmido sem encharcar
- Pode demorar a germinar
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel/whatsapp: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados