ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

27
Abr
21

erva principe.jpg

100 sementes 1,30€

 

 

Erva principe forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara.  Contém grandes quantidades de óleo essencial citral, responsável por muitas de suas utilizações aromáticas e medicinais.

É extremamente rústica, adaptando-se a variadas condições de clima e solo. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. É indispensável no jardim de ervas, seja pelo seu aroma ou pelas utilizações medicinais. É muito atrativa para abelhas, sendo bastante utilizada para capturar enxames.

 

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a erva principe, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele. Não tolera geadas fortes, mas rebrota na primavera. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.

 

A erva-príncipe é originária da Ásia, mais propriamente do Sul da Índia, onde cresce espontânea mas é utilizada especialmente na culinária tailandesa, indonésia e indiana. Nas Caraíbas e em África, aplica-se mais como planta medicinal onde é também plantada para esse fim. Desde há muito que é aí reconhecida e utilizada pelas suas propriedades calmantes e refrescantes do sistema digestivo e também para curar febres.

 

Esta erva contém cerca de 70 por cento de óleo essencial citral, que também se encontra na casca do limão e da laranja e que ajuda a sintetizar a vitamina A. Além de ser reconhecidamente sedativo, este óleo é ainda utilizado na perfumaria. Além disso, contém também em menores quantidades, segundo o tipo de planta, geraniol, linalol, nerol e citronelal.

 

Analgésica, antidepressiva, anti-bacteriana, a erva-príncipe combate a transpiração e o pé-de-atleta e serve de repelente de insectos. Em forma de compressas, é usada para aliviar dores musculares e reumáticas e também infecções da pele. No Suriname, é muito utilizada na medicina popular para combater problemas de tosse, asma, dores de cabeça e febre. No Ocidente, é mais utilizado para aliviar problemas digestivos e acalmar o sistema nervoso.

 

Na culinária dos países asiáticos e das Caraíbas, utiliza-se principalmente a parte inferior do seu talo, que se apresenta bolbosa e carnuda. Depois de cortada em rodelas, é utilizada para condimentar vários tipos de pratos. Combina muito bem com marisco e peixe, gengibre e coco.

Entre nós, os bolbos não chegam a ficar tão carnudos, daí ser mais comum a utilização das folhas que também conferem um delicioso sabor cítrico aos cozinhados. O mais comum é o chá, muito agradável para tomar frio como acompanhante das refeições.

 

Os componente citral e citronelal são irritantes da pele, sobretudo se depois de manusearmos a planta ou o óleo essencial nos expusermos ao sol. Tenha, por isso, cuidado se o fizer.

 

Sementeira:

  • Semear com temperatura 25º/30º
  • Fazer uma mistura de terra com areia
  • Colocar num vaso ou tabuleiro
  • Colocar as sementes e cobrir co terra penerada,cerca de 1 ou 2 mn
  • Regar com muito cuidado
  • Manter húmido sem encharcar
  • Germinação cerca de 4 semanas
  • Importante ter a sementeira na temperatura indicada

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.

 

publicado por Algarsementes às 23:20
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Iremos entrar em contacto consigo,ainda ...
blogs SAPO