ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

08
Out
20

feijão alado.jpg

Para cotação solicite catálogo actualizado

 

O feijão alado ( psophocarpus tetragonolobus ), também conhecido como o feijão de goa , feijão de quatro-angular , de feijão de quatro pontas , Manila feijão , feijão princess , cigarrillas , feijão espargos , feijão dragão , é um tropical herbácea leguminosa planta . Sua origem é provavelmente a Nova Guiné .

Ela cresce abundantemente nos países equatoriais quentes e húmidos do sul e sudeste da Ásia . No sudeste da Ásia e em Papua-Nova Guiné , é amplamente conhecido, mas apenas cultivado em pequena escala.  O feijão alado é amplamente reconhecido por agricultores e consumidores no sul da Ásia . O feijão alado é rico em nutrientes e todas as partes da planta são comestíveis. As folhas podem ser comidas como o espinafre, as flores podem ser usadas em saladas, os tubérculos podem ser comidos crus ou cozidos, as sementes podem ser usadas de maneira semelhante à da soja . Os grãos maduros, depois de torrados, são consumidos como amendoim, as sementes são ainda fonte de óleo comestível

A espécie de feijão alado pertence ao gênero Psophocarpus , que faz parte da família das leguminosas Fabaceae . As espécies do gênero Psophocarpus são ervas perenes cultivadas como plantas anuais . As espécies de Psophocarpus têm raízes tuberosas e vagens com asas. Eles podem escalar entrelaçando as hastes em um suporte.

O feijoeiro alado cresce como uma videira com caules e folhas trepadeiras , com 3–4 m de altura. É uma planta herbácea perene , mas pode ser cultivada anualmente . Geralmente é mais alto e notavelmente maior do que o feijão comum . O vagem do feijão tem tipicamente 15–22 cm  de comprimento e quatro asas com bordas com babados estendendo-se no sentido do comprimento. A pele é cerosa e a polpa parcialmente translúcida nas vagens jovens. Quando a vagem está totalmente madura, ela adquire uma cor marrom acinzentada e se abre para liberar as sementes. A flor grande é de um azul claro. Os próprios grãos são semelhantes aos da soja em uso e conteúdo nutricional (sendo de 29,8% a 39% de proteína).

A aparência do feijão alado varia abundantemente. A forma de suas folhas varia de oval a deltóide, oval-lanceolada, lanceolada e longa lanceolada.O tom verde das folhas também varia. O caule, mais comumente, é verde, mas às vezes ostenta roxo.

Os frutos são geralmente retangulares em seção transversal, mas às vezes parecem planos. Os vagens podem ser de cor creme, verde, rosa ou roxo. Os frutos podem ser lisos e parecem lisos ou ásperos, dependendo do genótipo . A forma da semente é geralmente redonda; sementes ovais e retangulares também ocorrem. As sementes podem ter uma aparência branca, creme, castanho-escura ou marrom, dependendo das condições de cultivo e armazenamento.

 

Germinação:

  • Escarifar as sementes
  • Colocar as semente na agua 24/48horas
  • Semear no local definitivo
  • Temperatura de sementeira 25º

O feijão alado é uma planta autopolinizadora, mas mutações e cruzamentos ocasionais podem produzir variações na espécie. O pré-tratamento de sementes de feijão alado não é necessário em climas tropicais, mas a escarificação de sementes demonstrou aumentar a taxa de germinação de mudas.

A imersão das sementes também pode aumentar a velocidade de germinação, como é típico, e pode ser usada em conjunto com a escarificação. Foi relatado que mudas em condições naturais de campo surgem entre cinco e sete dias.

O feijão alado pode crescer pelo menos tão rápido quanto leguminosas comparáveis, incluindo soja. As plantas florescem 40 a 140 dias após a semeadura. As vagens atingem o comprimento total cerca de duas semanas após a polinização. Três semanas após a polinização, a vagem torna-se fibrosa; após seis semanas, as sementes maduras estão prontas para a colheita. O desenvolvimento do tubérculo e a produção de flores variam de acordo com o genótipo e fatores ambientais. Algumas variedades de feijão alado não produzem raízes tuberosas.

Como o crescimento inicial do feijão alado é lento, é importante manter as ervas daninhas.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

 

publicado por Algarsementes às 10:50
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO