Jojoba [sementes]
5 sementes 3,30€
A jojoba (Simmondsia chinensis) é uma espécie de arbusto nativo dos desertos de Mojave e Sonora (Arizona, Califórnia e México). É a única espécie da família Simmondsiaceae. Pode crescer entre os 2,5 metros e 6 metros.
Planta monóica, a inflorescência de Jojoba consiste em flores masculinas amareladas e flores femininas verdes. As flores masculinas com 5 sépalas franjadas de 6 mm estão agrupadas em um cacho axilar contendo de 8 a 16 estames livres. As flores femininas com 5 sépalas são em forma de folha e contêm um ovário superior. Cápsulas ovóides obtusas e triangulares aparecem na frutificação. Verdes e depois vermelhos, repousam sobre sépalas hipertrofiadas. As nozes contêm sementes ovóides marrom-claras a pretas de 1 a 3 cm de comprimento. As sementes do tamanho de azeitonas são comumente chamadas de amêndoas ou feijões. Oleaginosas, dão óleo de jojoba.
A jojoba tem crescido selvagem nos desertos do Sudoeste dos Estados Unidos por centenas de anos sem ter sido notada pela maior parte do mundo. Apenas as tribos nativas estavam interessadas em colher o grão e usar seu precioso óleo no tratamento dos cabelos e disfunções da pele. Era prática comum usá-lo também no tratamento de ferimentos. Devido a sua tolerância a temperaturas extremamente elevadas, ele era um óleo ideal para cozinha. Outras utilidades eram extraídas de seu grão, que era moído para preparar uma bebida similar ao café e prover farinha para fazer o pão.
Hoje os cientistas têm pesquisado as aparentemente ilimitadas possibilidades desta fonte natural. Sua versatilidade está refletida na produção de uma vasta linha de produtos: cosméticos, velas, lubrificantes, pneus e redutores de apetite. Continuam as pesquisas sobre sua aplicação para fins farmacêuticos.
Desde que os grãos da jojoba provêm, em sua quase totalidade, de áreas agrestes e são colhidos à mão, o seu custo torna-se elevado. Apenas a indústria de cosméticos está decidida a pagar tal preço por este ingrediente extremamente puro e de alta qualidade. Sendo não tóxico, não irritante e quimicamente estável, o óleo de jojoba vale o seu preço.
O óleo de jojoba tem a tendência de criar condições ideais no couro cabeludo, nas quais, novos folículos capilares podem crescer e se regenerar no passo mais saudável possível."
Na medicina tradicional, os nativos da América usavam o óleo extraído das sementes para curar feridas e lesões e os mexicanos para tratar cancro, doenças renais, resfriados, obesidade, dores nos olhos e verrugas.
Na medicina moderna, o óleo de jojoba é usado para tratar a psoríase e várias doenças da pele. É muito popular nas sessões de massagem pela sua facilidade de penetração que não deixa vestígios de gordura.
Sementeira:
- Semear entre os 30º e 35º
- Escarificar as sementes tendo cuidado de não danificar o miolo
- Colocar as sementes em agua morna 24/48horas
- Fazer uma mistura de substrato com areia
- Colocar a mistura num vaso fundo
- Colocar a semente a cerca de 1cm de profundidade
- Regar,manter húmido,não encharcar
- Germinação cerca de 3 semanas
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.