Jujuba indiana - Ziziphus mauritiana [sementes]
10 sementes 3,70€
Originária da Ásia Central, a jujuba é comum na África, nos trópicos da Guiné-Sudão e na região do Mediterrâneo. A espécie também é encontrada na Austrália, Oceania e Índias Ocidentais. Nos Camarões, é encontrada desde a zona do Sahel até as savanas sudanesas e também em altitude nas montanhas Mandara; seu limite ao sul parece ser o Bénoué. A espécie frequenta solos áridos e rochosos ou às vezes margens de rios temporários.
Uma árvore ou arbusto pequeno, espinhoso, coroa amplamente umbeliforme ou parasolizada; ramificado, muito espinhoso, esbranquiçado, casca acinzentada a acastanhada, áspera, fissurada, descamando em manchas escamosas fibrosas longas, finas, fibrosa, dura, castanho por fora e vermelha por dentro, exsudando em quantidades muito pequenas um líquido pegajoso.
Inflorescências em cimas axilares curtas de 3-8 flores.
Flores amareladas, sésseis, até 2 cm de comprimento; hermafroditas, pentâmeros; cálice com 5 dentes; corola com 5 pétalas; estames amarelos; ovário rodeado por um disco.
A árvore dá frutos desde o 3º ano, com bom rendimento desde o 10º a 12º ano.
Frutos: drupas globulares com 1,2-2 cm de diâmetro, acastanhadas ou avermelhadas quando maduras; núcleo duro e marrom cercado por uma polpa carnuda e comestível.Única semente por fruto. Contem muito vitamina A e C.
O tronco não cresce em dimensões grandes, mas é de boa qualidade, com cerne vermelho-acastanhado, fácil de trabalhar e lustrar, resistente aos térmites. Própria para fabricação de utensílios de cozinha, mãos de ferramentas, construção de barcos; dá boa lenha. A casca dá tanino.
Sementeira:
- Colocar as sementes no frio durante cerca de 8 meses
- Escarificar a semente e coloca-la na agua 24/48 horas
- Semear na primavera
- Fazer uma mistura de terra com areia
- Colocar a mistura num vaso
- Colocar a semente a 2cm de profundidade
- Regar,manter húmido,sem encharcar.
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658