ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
14
Mai
21

levistico.jpg

levevistico 1 grama 1,90€

 

Levisticum officinalis também conhecido como planta knorr,aipo de montanha, levisticum, mountain angelica, smyrna ou salsa selvagem . Pertence à família umbelífera, sendo nativa do sul da Europa.

Pode atingir de 1 a 2,5 m de altura. É uma espécie semelhante ao aipo cultivado e o seu aroma também é muito semelhante.As hastes são ocas, robustas e estriadas.As folhas são grandes, ovais ou rombóides, com folíolos grandes e verdes brilhantes.As flores são pequenas, amareladas, em forma de guarda-chuva. Floresce a meio e fim do Verão.As sementes são ovais, planas e com sulcos muito marcados.O fruto é bilocular, uma vez amadurecido, é dividido em dois cocos.

 

Propriedades

Devido à ação diurética, recomenda-se para aliviar problemas das vias urinárias (não quando exista inflamação ou insuficiência renal), ureia, gota, cálculos renais, emenagogo (que induz a menstruação), falta de apetite, flatulência e cólicas gastrointestinais. De uma forma geral é um tónico e estimulante do aparelho digestivo com uma ação semelhante à angélica Angelica archangelica L.. É antiespasmódico, diafurético (induz sudação) e ligeiramente sedativo. Como possui também propriedades anti-sépticas e antibióticas, é usado em cataplasmas no tratamento de feridas postulentas e inchaços. Na medicina chinesa a espécie Ligisticum chinensis é muito utilizada para aliviar cólicas menstruais.

 

Culinária

Pode utilizar as folhas jovens em saladas, sopas, omeletes etc. As sementes trituradas, servem para juntar a pratos de arroz, massa e no fabrico de pão, bolachas e licores. Uma infusão feita com sementes ou folhas reduz a retenção de líquidos. Experimente!

Cosmética

Em uso externo: Loção calmante para o banho, desodorizante para a pele e em decocção contra as sardas.

 

Sementeira:

  • fazer sementeira na primavera temperatura 15º/30
  • Fazer uma mistura de terra com areia ou perlite
  • Colocar a mistura num vaso
  • Colocar as sementes e cobrir ligeiramente
  • Regar sem encharcar
  • Manter húmido

 

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

publicado por Algarsementes às 12:49
Girl in a jacket Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Comprei 15 sementes, porque tenho pouco espaço. Es...
blogs SAPO