Lucia lima [sementes]
Esgotado
Lúcia-lima (Aloysia citrodora) é uma espécie angiospérmica da família das verbenáceas, nativa da América do Sul (Argentina, Paraguai, Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia e Peru). Foi introduzida na Europa pelos espanhóis e portugueses no século XVII. No Algarve é chamada bela-luísa e noutras zonas de Portugal tem como nome comum limonete.
A lúcia-lima é um arbusto perene caducifólio. Cresce até uma altura de 3 a 7 metros e exala um forte aroma alimonado. Prefere exposição completa ao sol, bastante humidade e um solo levemente margoso. A sua sensibilidade ao frio causa a queda das folhas a partir dos 0 °C, embora os troncos resistam até aos -10 °C. Se for aparada e coberta com palha, protegida da humidade, poderá aguentar frios de -15 °C, voltando a ganhar folhas na primavera. As suas folhas são lanceoladas, de coloração verde-pálida, e floresce em tonalidade branca ou lavanda, em agosto ou setembro.
As folhas de lúcia-lima são usadas na culinária para conferir um sabor alimonado aos pratos de peixe ou de aves de capoeira, às marinadas de vegetais, molhos para saladas, compotas, pudins e bebidas. Planta medicinal que possui propriedades tranquilizantes e anti-espasmódicas, podendo ser utilizado para tratar principalmente problemas gastrointestinais. As partes utilizadas da lúcia-lima são as suas folhas e flores para fazer chás, infusões e compressas
A lúcia-lima possui propriedade anti-inflamatória, anti-espasmódica e tranquilizante, podendo ser usada para:
- Auxiliar no tratamento de problemas intestinais;
- Melhorar a digestão;
- Combater cólicas intestinais, renais e menstruais;
- Auxiliar no tratamento de infecção urinária;
- Combater gases.
Além disso, a lúcia-lima pode ser usada para combater os sintomas de estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, principalmente quando usada com outras plantas medicinais, como a Tília e a Hortelã-pimenta.
Efeitos colaterais e contraindicações
A lúcia-lima não deve ser utilizada em excesso e sem contraindicação do médico ou do fitoterapeuta, uma vez que pode resultar em irritação gástrica, por exemplo. Além disso, o óleo essencial, quando passado na pele na forma de compressa, pode causar irritação em algumas pessoas, sendo recomendado não ir ao sol para evitar queimaduras.
Sementeira:
- Semear na primavera
- Colocar terra misturada com areia num vaso
- Colocar as sementes
- Cobrir ligeiramente
- Regar sem encharcar,manter húmido
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.