Maçã-de-elefante - dillema indica [sementes]
40 sementes 1,50€
Maçã-de-elefante, árvore-do-dinheiro, árvore da pataca, bolsa-de-pastor, dilênia, flor-de-abril ou fruta-cofre (Dillenia indica) é uma árvore de caule reto e grande copa, da família das dileniáceas. Suas flores são axilares ou terminais, solitárias, de cor amarela ou alva, aromáticas. O fruto é uma cápsula globosa, pêndula, indeiscente, de pericarpo duro e fino, e circulada pelo cálice, que se torna carnoso. Contém numerosas sementes, envoltas em polpa gelatinosa. As sépalas podem ser comidas cruas, cozidas ou em geléias e sorvetes; os frutos entram na composição do curry e de doces. Fornece madeira de cerne compacto e resistente, própria para construção naval. O imperador Dom Pedro I esconderia moedas nos frutos das árvores da pataca dos jardins do Palácio de Verão para brincar que ali nascia dinheiro.
Em algumas regiões brasileiras o fruto, que possui um polpa pegajosa, é usado em receitas tais como picles, doces, sorvetes, xaropes e geléias.
Em alguns países, como por exemplo, o Panamá o fruto é cozido, ingerido para aliviar problemas de reumatismo; na Indonésia, a fruta é misturada ao mel e ingerida no café da manhã; na Tailândia, o costume é se alimentar das folhas em saladas e na Índia a polpa é usada em chutneys salgados, muito apreciados pelos indianos.
Os frutos são usados pela medicina popular para tratamento de dores musculares, em caso de inflamações e ainda como analgésico no tratamento do reumatismo e da artrose.
Sementeira:
Na natureza, a planta da dilema indica cresce à sombra das árvores da floresta tropical. Portanto, deve-se tomar cuidado para colocar a planta em sombra parcial ou no local onde a luz é reduzida. Cuidado com o sol que pode queimar. No inverno, deve-se tomar cuidado para que a planta também tenha tempo de luz suficiente.
Como cultivar e manter a Dilema indica:
A rega deve ser regular para manter o substrato sempre húmido. Além disso, borrife água nas folhas todos os dias. É importante manter uma boa humidade permanente. Você terá que ser mais vigilante no verão, quando a água evaporar mais rapidamente por causa do calor. No entanto, tenha cuidado para nunca afogar a planta, pois a água parada ou em excesso pode matá-la. No inverno, a rega deve ser reduzida e mais espaçada. Além disso, cuide da boa drenagem colocando bolas de argila depositadas no fundo do vaso.
Durante a estação de crescimento entre maio e outubro, adicione fertilizante líquido ao regar a cada 15 dias. Um fertilizante especial para plantas verdes funciona bem.
Além disso, não se esqueça de limpar as folhas com um pano húmido.
No outono, faça uma cobertura no pé para proteger os rizomas do frio. A planta não é resistente. Mas se a folhagem desaparecer durante o período frio, não entre em pânico: elas retornarão na primavera.
A floração (na forma de espiga) não é muito impressionante e o valor decorativo da planta reside principalmente em suas folhas esplêndidas.
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658