ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

29
Set
20

malaleuca alternifolia.jpg

Para cotação solicite catálogo actualizado

 

 

A Árvore-do-Chá (Melaleuca alternifolia) é um arbusto ou pequena árvore que pode crescer até 7 metros. É originária da Austrália, mais precisamente do sudeste do Queensland e costa nordeste da Nova Gales do Sul, pertence à família das mirtáceas que é a mesma dos eucaliptos.  É uma planta bastante decorativa, tanto pelas flores brancas em formato de pequenas escovas como pelas folhagem delicada com aroma parecido com os eucaliptos.

Em seu país de origem é bastante cultivada para fins medicinais pois dela se extrai um óleo bastante aromático (tea-tree oil) que é bastante eficaz como agente antibacteriano, antifúngico e estimulante das defesas do organismo.

Os aborígenes australianos utilizavam essa planta para os mais diversos fins medicinais desde tempos remotos e a partir da década de 1920 a população australiana também ficou conhecendo os benefícios obtidos da Árvore do Chá, após análises minuciosas ficou comprovada cientificamente a eficácia desse óleo e já na 2a. Guerra Mundial passou a fazer parte dos kits de sobrevivência dos soldados australianos.

 Devido às suas propriedades bactericidas, o óleo desta planta pode ser usado como antisséptico ou para ajudar a desinfetar feridas. Além disso, também ajuda a cicatrizar lesões na pele e a reduzir a inflamação.

Esta planta também melhora a acne, reduzindo a sua aparência, devido às propriedades anti-inflamatórias e atenuando a formação de novas espinhas, por ser bactericida e inibir o crescimento da bactéria causadora da acne, a Propionibacterium acnes.

Pode ainda ser usada para tratar fungos nas unhas, candidíase, micose nos pés e no corpo ou eliminar a caspa, porque tem propriedades fungicidas e calmantes, que além de ajudarem a eliminar os fungos, aliviam também a coceira causada pela micose.

O óleo de Melaleuca pode ainda ser usado para prevenir o mau hálito, e em conjunto com outros óleos essenciais, como lavanda ou citronela, pode ser usada para repelir insectos e eliminar piolhos.

 

Contra-indicações

Geralmente esta planta é usada para obter um óleo essencial que não deve ser ingerido, porque é tóxico por via oral. Pode ainda causar alergias na peles mais sensíveis e por isso, é recomendado diluir sempre este óleo em outro, como o óleo de côco ou de amêndoa, por exemplo.

 

Sementeira:

  • Semear em Março
  • Colocar terra num vaso
  • Colocar as sementes
  • Não cobrir as sementes
  • Regar com o difusor
  • Cobrir com celofane
  • Arrejar a cada dois dias,para não criar bolor
  • Germinação 4/5 semanas

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

publicado por Algarsementes às 05:37
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO