ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
subscrever feeds
05
Jul
19

marmeleiro dojapão chaenomeles japonico.jpg

Marmeleiro do japão
100 sementes 2,80€

 

É um arbusto muito decorativo, não apenas na primavera ou no verão, mas durante todo o ano, graças às suas flores vermelhas. O Chaenomeles pode chegar a medir 1 a 3 metros, é de folha caduca e espinhosa, como medida de defesa. As suas folhas são de cor verde brilhante, com forma ovalada.

A sua floração produz-se nos meses de inverno e volta a florescer mais uma vez nos meses de verão, embora com menor abundância. Note-se que, juntamente com as flores, durante a floração, aparecem os frutos aromáticos. Estes têm uma cor entre o amarelo e o verde que faz lembrar as maçãs, mas mais pequenos.

Os seus ramos são perfeitos para arranjos florais de interior. Para obtê-los, só tem de cortar alguns ramos pouco antes da floração e colocá-los num vaso com água. Logo, começarão a florescer!

Ressaltamos que este arbusto também pode encontrá-lo para bonsai, se preferir tê-lo num tamanho mais pequeno.

 

Como semear:

Quebra da Dormência por Estratificação

Antes de tudo, coloque as sementes de molho em um copo com água “morna para quente” (não fervente) e deixe por 24 horas.

  1. Como substrato use musgo de esfagno bem fino (ou moído), que é o meio ideal para germinar suas sementes. O esfagno absorve água semelhante a uma esponja, através de pequenos tubos. Usando esfagno, você elimina pragas e ervas daninhas. Se não tiver, use turfa, perlita, ou vermiculita como alternativas para o esfagno. Você também pode usar apenas uma areia fina, mas pode diminuir consideravelmente a taxa de germinação.

  2. Encha um pequeno potinho com o substrato, deixando um espaço de 1,5 cm na parte superior do pote. Águe bem o substrato, mas cuidado para não encharcar demais. O pote tem que ter furos no fundo para drenagem da água.

  3. Agora enterre as sementes no substrato a uma profundidade de +- 1 cm. Mantenha uma distância de 2 cm entre as sementes. Cubra o pote com um saco plástico transparente.

  4. Agora coloque o pote com as sementes dentro da geladeira, na parte onde ficam as verduras. Deixe por 90 dias. Completado 90 dias retire da geladeira, retire o plástico e espere uma a duas horas para semear conforme explicado abaixo.

 

Agora vamos semear em definiitvo:

  1. Como substrato use musgo de esfagno bem fino (ou moído), que é o meio ideal para germinar suas sementes. O esfagno absorve água semelhante a uma esponja, através de pequenos tubos. Usando esfagno, você elimina pragas e ervas daninhas. Se não tiver, use turfa, perlita, ou vermiculita como alternativas para o esfagno. Você também pode usar apenas uma areia fina, mas pode diminuir consideravelmente a taxa de germinação.

  2. Encha o vaso ou pote com o substrato, deixando um espaço de 1,5cm na parte superior do pote. Águe bem o substrato, mas cuidado para não encharcar demais. O vaso tem que ter furos no fundo para drenagem da água.

  3. Agora coloque as sementes sobre o substrato e pressione-as levemente, cubra as sementes com uma fina (fina mesmo) camada de substrato, as sementes NÃO devem ficar enterradas, somente cobertas levemente pelo substrato o mais fino possível. Mantenha uma distância de 2cm entre as sementes. Plantar as sementes mais profundamente no solo pode causar doenças, como fungos, que vai matar suas mudas ou até mesmo não terão força para chegar a superfície, por isso a importância do substrato bem moído (fino, leve).

  4. Cubra o vaso usando um plástico transparente e aguarde a germinação que leva uma média de 30-90 dias. Mantenha o substrato húmido durante todo o processo. Mantenha o vaso a uma temperatura variando entre 20 e 24 graus e em local com bastante iluminação.

  5. Germinado as sementes, retire o plástico. Coloque o vaso em local bem iluminado tipo uma janela, de preferência pegando o sol da manhã. Cuidado para não deixar o substrato secar. Deixe crescer até 3 cm de altura nesse meio.

  6. Quando as mudas estiverem com 3 cm, transplante com cuidado para não danificar as raízes. Plante em vaso maior usando uma mistura de 1/3 de turfa + 1/3 de areia fina + 1/3 de terra vegetal. Aguar bem e manter em local ensolarado e o substrato sempre húmido.

Observação

No período em que as sementes estarão dentro da geladeira, a partir de 60 dias, passe a verificar uma vez por semana se as sementes germinaram. Costuma uma ou outra semente germinar ainda dentro da geladeira, entre 60 e 90 dias. Se isso acontecer retire a semente e plante conforme explicado a partir do Passo 4 dessa instrução. Porém, o normal é só germinarem após retiradas da geladeira.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

publicado por Algarsementes às 08:31

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Botão WhatsApp - Canal TI
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO