Melão selvagem [sementes]
5 sementes 2,20€
O Citrullus ecirrhosus é uma espécie de melão selvagem da família Cucurbitaceae encontrada nos desertos de Kalahari e Namibe, na África austral
Os frutos selvagens podem atingir até 20 cm de diâmetro e pesar cerca de 1 kg quando em estado selvagem, tendo 94% de teor de água. Já os cultivados, podem tornar-se maiores e mais pesados.
Sua pele é colorida da mesma forma que uma melancia tradicional (casca verde-escura rajada de manchas verde-claras), mas a carne tem cor branco-amarelada como um melão. Não particularmente saborosos, os frutos podem ser levemente doces ou mesmo amargos. É uma importante fonte de água para animais e pessoas das regiões áridas do no sul da África.
A planta é bem adaptada ao sol do deserto e a seu solo poroso e de fácil drenagem. Nutre-se da água encontrada no fundo do solo e do orvalho das névoas da manhã.
A polpa pode ser cozida em ensopados, as folhas podem ser cozidas como espinafre e as sementes — consideradas uma iguaria pelo povo San — podem ser secas ou torradas, comidas inteiras ou moídas em uma farinha, produzindo também um óleo com o qual se pode cozinhar.
O óleo das sementes do melão possui um potencial de hidratação e ação antioxidante muito elevados. Rico em ômega 6 e 9, ajuda a regenerar a pele, potencializa o crescimento celular, sendo eficaz para melhorar a aparência geral da pele, inclusive as cicatrizes. As demais propriedades ajudam a deixar a pele rejuvenescida e luminosa.
Esse óleo contém ácido linoleico, que ajuda a desobstruir os poros e a remover o excesso de sebo da superfície da pele. Possui antioxidantes, vitaminas A e E, que vão contribuir para minimizar rugas e linhas de expressão, com efeito firmador e muito hidratante. Ajuda a reduzir a inflamação da pele, mesmo em casos de acne, por ser um óleo muito leve e extremamente compatível com a pele humana.
Os benefícios do óleo das sementes do melão selvagem são muitos, o que fazem desse óleo um presente maravilhoso da natureza para a saúde e beleza da nossa pele.
Sementeira:
- Fazer a sementeira na primavera
- Temperatura a rondar os 25º
- Colocar perlite num vaso furrado
- Colocar as sementes e cobrir com perlite
- Colocar agua com uma gotas liquida de adubo
- Colocar o vaso na agua até a perlite absorver a agua
- Colocar o vaso nunm saco de plastico com um pouco de agua no fundo
- Fechar o saco e colocar a janela ou estufa,sem apanhar sol directo
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658