ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
02
Mai
20

mutambo-guazuma-ulmifolia..jpg

Mutambo Guazuma ulmifolia 30 sementes 1€

 

 

A árvore apresenta crescimento rápido e atinge de oito a dezesseis metros de altura. É uma árvore muito interessante para reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas.

As folhas são simples, possuem pubescência estrelada em ambas as faces, apresentam forma ovadas e atinge dimensões de dez a treze e de quatro a seis centímetros de comprimento e largura respectivamente.

O florescimento ocorre de setembro a novembro. As flores com longos apêndices filiformes e frutos capsulares negros com entre dois e três centímetros de comprimento.

A copa é ampla e proporciona uma sombra ótima o que a torna uma ótima opção para paisagismo.

A maturação dos frutos ocorre de agosto a setembro e depois de maduros, os frutos permanecem por mais tempo na árvore. As frutas são muito apreciadas por  animais e larvas. E produzem grande quantidade de sementes viáveis por ano.

A madeira é leve, pouco compacta, mole e apresenta boa durabilidade quando protegida de humidade e chuva. Sua madeira é usada em caixotaria, partes internas de construções, na confecção de coronha de armas e tonéis, como matéria prima para a extração de pasta celulósica, e como matéria prima de um carvão de ótima qualidade que pode ser transformado em pólvora de excelente qualidade. A casca fornece matéria prima para a confecção de cordas.

A fruta tem sabor a figo seco

 

Medicinal

É uma planta medicinal comum nos países da América Central e do Sul, como Brasil, México ou Argentina, sendo usada popularmente no tratamento de vários problemas de saúde como cólicas abdominais, diabetes, dores gastrintestinais e queda de cabelo.

 

  • Algumas substâncias presentes no chá de casca de Mutamba, conhecidas como Flavonoides, parecem levar ao relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sistólica e o batimento cardíaco acelerado.

 No entanto, o extrato acetônico parece apresentar maior efeito, já que possui uma substância     mais específica que atua nos vasos sanguíneos. Porém, esse extrato só deve ser usado com supervisão de um naturopata.

 

  • No México esta planta é popularmente utilizada para completar o tratamento médico da diabetes tipo 2 e, alguns estudos, também demonstram essa ação ao provar que o chá de Mutamba estimula a absorção da glicose, mesmo em pessoas com resistência à insulina, diminuindo sua concentração no sangue.

 

  • O chá desta planta parece ter um efeito protetor sobre os neurônios, protegendo contra os danos oxidativos. Assim, é possível diminuir o risco de surgimento de problemas relacionados com a morte neuronal, como Alzheimer, por exemplo.

 

  • Vários estudos mostram que o chá de Mutamba aumenta a atividade do músculo uterino, podendo ser usado como um estimulante natural do parto. Por esse motivo, esta planta só deve ser usada com orientação do obstetra para garantir que é usada no momento correto.

 

  • O chá feito com a casca de Mutamba demonstrou ter atividade sobre o músculo liso do intestino e da bexiga, causando seu relaxamento. Assim, este chá pode ser usado durante crises de cólicas abdominais e diarreia como antiespasmódico, assim como em casos de infecção urinária, para tentar diminuir o desconforto

 

  • Embora seja menos estudado, a Mutamba também poderá apresentar um efeito protetor do fio de cabelo, que evita sua queda e promove seu crescimento, além de fortalecer o couro cabeludo.

 

Sementeira:

As sementes tem que ser escarificadas ou colocadas em agua bem quente durante 10 minutos e 24h00 em água normal.

  • Semear com temperatura entre os 25º e 30º
  • Colocar uma boa terra num vaso com humus de minhoca
  • enterrar a semente cerca de 1 cm
  • regar sem encharcar

Adverte-se, contudo, que esta informação é meramente informativa e não se destina a diagnosticar, curar ou prevenir qualquer doença.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

publicado por Algarsementes às 23:10
Botão WhatsApp - Canal TI
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO