ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
25
Out
20

noni.jpg

Noni 10 sementes 2,50€

 

Morinda citrifolia, normalmente conhecido por noni, é uma pequena árvore da família das rubiaceae. A morinda citrifolia é originária do sudeste asiático, tendo sido difundida pelo homem através da Ásia Meridional, ilhas do Oceano Pacífico, Polinésia Francesa, Porto Rico e mais recentemente a República Dominicana. O Taiti continua a ser o local de maior cultivo.

O noni cresce tanto em florestas tropicais, como em terrenos rochosos, ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca. É, portanto, encontrado numa grande variedade de habitats: terrenos vulcânicos, ou mesmo em terra calcária.

Pode crescer até 9 m de altura e tem folhas finas simples, de coloração verde clara, com veias vincadas. A planta dá flores e frutos durante todo o ano. As flores são pequenas e brancas. A fruta contém muitas sementes e tem um forte odor quando colhida, daí que seja por vezes descrita como fruta de queijo ou fruta de vómito.

 

O fruto é oval e atinge de 4 a 7 cm de tamanho. Quando surge, apresenta cor verde, mudando para amarela e por fim, quase branca, altura em que o fruto é colhido. Apesar do seu cheiro classificado como desagradável, as pessoas alimentam-se deste fruto, quer cru, quer cozido. Moradores do Sudoeste da Ásia e os aborígenes da Austrália ingerem a fruta crua com sal, ou cozida com especiarias. O fruto também contém muitas sementes que normalmente são ingeridas depois de assadas.

 

No Sudeste Asiático o noni é utilizado na medicina popular para o tratamento de diversas enfermidades.

Até ao momento existem poucos estudos feitos com a fruta noni, no entanto, sua composição já é bem conhecida e, por isso, é possível pressupor os possíveis benefícios da fruta.

Dessa forma, as substâncias que poderão ter alguma atividade são:

  1. Vitamina C e outros antioxidantes naturais: podem ajudar a combater o envelhecimento e impedir o aparecimento de doenças crônicas;
  2. Polifenóis, ou compostos fenólicos: normalmente têm um forte potencial antibiótico e anti-inflamatório;
  3. Carboidratos e proteínas: são importantes fontes de energia;
  4. Beta-caroteno e vitamina A: podem ajudar na produção de colágeno, podendo ter benefícios para a pele, cabelo e unhas, além de poderem fortalecer o sistema imune e proteger a visão;
  5. Minerais, como cálcio, magnésio, potássio, ferro e fósforo: são importantes para manter um adequado funcionamento de todos os órgãos;
  6. Outros fitonutrientes, como vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B12, C, E e ácido fólico: podem reduzir os radicais livres e regular o metabolismo do corpo.

Consumir com moderação

 

Sementeira:

  • Fazer germinar temperatura 25º
  • Colocar as semente na agua com 30% de limão
  • Deixar secar as sementes 2 dias
  •  Escarificar as sementes,tendo o cuidado de não danificar o miolo
  • Fazer uma mistura de terra com areia ou perlite
  • Colocar a mistura num vaso ,colocar as sementes e cobrir com a mistura
  • Regar sem encharcar
  • Colocar numa mini estufa a sombra

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

 

 

 

publicado por Algarsementes às 16:58
Girl in a jacket Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Comprei 15 sementes, porque tenho pouco espaço. Es...
blogs SAPO