Orégão [sementes]
0,5 gr 1,20€
De nome científico Origanum vulgare e pertencente à família das Lamiaceae, esta planta é muito popular na dieta mediterrânica.
Pode ser encontrada um pouco por todo o mundo mas tipicamente é mais cultivada em zonas como a Ásia, Europa e Norte de África.
Apesar de ser mais popular para usos culinários, o orégão tem sido estudado devido às suas propriedades terapêuticas. Tem uma ação antitússica, colagoga e carminativa e o seu uso é recomendado para casos de dispepsias hipossecretoras, flatulência, cólicas gastrointestinais e afeções broncopulmonares. Tem ainda a capacidade de tratar infeções como o pé de atleta, picadas de insetos e algumas infeções bacterianas ao nível intestinal provocadas por Salmonella typhimutium, Echerichia coli e Staphylococcus aureus. Sabe-se também que esta planta pode ser usada como sudorífero ou para tratar irregularidades menstruais. Externamente é útil no tratamento de inflamações orofaríngeas, dor de dentes e no alívio da dor reumática. Alguns laboratórios adicionam esta planta à composição dos seus champôs devido à sua capacidade antissética.
Atualmente decorrem diversos estudos sobre esta planta devido à sua riqueza em três óleos essenciais (timol, carvacrol, limoneno) que também podem ser encontrados no tomilho. Um pouco por todo o mundo os cientistas já chegaram à conclusão de que, além das suas capacidades antibacterianas e antifúngicas, o orégão também possui propriedades antioxidantes devido à concentração em tocoferois e antioxidantes fenólicos, sobretudo ao nível da prevenção e tratamento do cancro da próstata.
Um estudo feito pelo U. S. Department of Agriculture concluiu que o orégão tem uma atividade antioxidante 42 vezes superior à de algumas variedades de maçã, 30 vezes superior à das batatas, 12 vezes superior à das laranjas e 4 vezes superior à dos mirtilos. Foi ainda demonstrado que esta planta tem um potencial antioxidante superior ao do alho devido ao seu composto fenólico mais ativo, o ácido rosmarinico.
Integrada numa dieta saudável e equilibrada esta erva serve para temperar os alimentos e permite reduzir o sal, mas quando usada para fins terapêuticos são necessárias algumas precauções. Devido à sensibilidade cruzada, pessoas que sejam alérgicas ao orégão devem evitar consumir plantas da mesma família como tomilho, hissopo, manjericão, manjerona, menta, salva e lavanda. As mulheres grávidas ou a amamentar podem consumir livremente orégãos como tempero mas devem ter algum cuidado no que toca a usos terapêuticos, evitando consumir quantidades excessivas.
Sementeira:
- Semear na primavera
- Fazer a sementeira em vaso ,canteiro ou outro
- Em vaso ,fazer uma mistura de terra com arreia
- Colocar a mistura num vaso
- Colocar as sementes e cobrir
- Regar ,sem encharcar
- Manter húmido
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.