ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

03
Mar
21

oregão.jpg

Para cotação solicite catálogo actualizado

 

 

De nome científico Origanum vulgare e pertencente à família das Lamiaceae, esta planta é muito popular na dieta mediterrânica.

Pode ser encontrada um pouco por todo o mundo mas tipicamente é mais cultivada em zonas como a Ásia, Europa e Norte de África.

Apesar de ser mais popular para usos culinários, o orégão tem sido estudado devido às suas propriedades terapêuticas. Tem uma ação antitússica, colagoga e carminativa e o seu uso é recomendado para casos de dispepsias hipossecretoras, flatulência, cólicas gastrointestinais e afeções broncopulmonares. Tem ainda a capacidade de tratar infeções como o pé de atleta, picadas de insetos e algumas infeções bacterianas ao nível intestinal provocadas por Salmonella typhimutium, Echerichia coli e Staphylococcus aureus. Sabe-se também que esta planta pode ser usada como sudorífero ou para tratar irregularidades menstruais. Externamente é útil no tratamento de inflamações orofaríngeas, dor de dentes e no alívio da dor reumática. Alguns laboratórios adicionam esta planta à composição dos seus champôs devido à sua capacidade antissética.

Atualmente decorrem diversos estudos sobre esta planta devido à sua riqueza em três óleos essenciais (timol, carvacrol, limoneno) que também podem ser encontrados no tomilho. Um pouco por todo o mundo os cientistas já chegaram à conclusão de que, além das suas capacidades antibacterianas e antifúngicas, o orégão também possui propriedades antioxidantes devido à concentração em tocoferois e antioxidantes fenólicos, sobretudo ao nível da prevenção e tratamento do cancro da próstata.

Um estudo feito pelo U. S. Department of Agriculture concluiu que o orégão tem uma atividade antioxidante 42 vezes superior à de algumas variedades de maçã, 30 vezes superior à das batatas, 12 vezes superior à das laranjas e 4 vezes superior à dos mirtilos. Foi ainda demonstrado que esta planta tem um potencial antioxidante superior ao do alho devido ao seu composto fenólico mais ativo, o ácido rosmarinico.

Integrada numa dieta saudável e equilibrada esta erva serve para temperar os alimentos e permite reduzir o sal, mas quando usada para fins terapêuticos são necessárias algumas precauções. Devido à sensibilidade cruzada, pessoas que sejam alérgicas ao orégão devem evitar consumir plantas da mesma família como tomilho, hissopo, manjericão, manjerona, menta, salva e lavanda. As mulheres grávidas ou a amamentar podem consumir livremente orégãos como tempero mas devem ter algum cuidado no que toca a usos terapêuticos, evitando consumir quantidades excessivas.

 

Sementeira:

  • Semear na primavera
  • Fazer a sementeira em vaso ,canteiro ou outro
  • Em vaso ,fazer uma mistura de terra com arreia
  • Colocar a mistura num vaso
  • Colocar as sementes e cobrir
  • Regar ,sem encharcar
  • Manter húmido

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

 

 

 

publicado por Algarsementes às 13:28
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO