pariparoba [Piper umbellatum] sementes
cerca 200 sementes 1,20€
A Pariparoba ,Piper umbellatum é uma espécie de Piper nativa das Américas, é uma erva perene que pode chegar até 2,5 metros de altura, folhas largas, 10 a 30 cm de largura, em formato de coração.
Arbustos que formam touceiras densas com muitos ramos que crescem de 60 cm a 1,90 m de altura com ramos cilíndricos, estriados (com sulcos pouco profundos) e até sulcados quando mais velhos com 6 a 15 mm de diâmetro. Os ramos novos são levemente pubescentes (coberto de pelinhos). As folhas são alternas e facilmente identificadas por pecíolo (haste ou suporte) avermelhado quando em pleno sol ou esverdeado na sombra, medindo 4 a 8,5 cm de comprimento, estriado e canaliculado (com calha), crespo e pubescente na face adaxial (superior), com bainha formando ala que se prolonga até o meio do pecíolo. A lamina foliar é ovada ou orbicular (arredondada), com base cordada (como coração) e assimétrica (desigual), e ápice agudo ou curto acuminado (ponta alongada), com textura papirácea de papel e glabra (sem pelos) em ambas as faces; tendo apenas as nervuras pubescentes, com as medidas: 11 a 18,6 cm de comprimento por 10 a 17 cm de largura. As flores surgem nas axilas das folhas em espigas de 4 a 7,5 cm de comprimento com centenas de minúsculas flores com 3 estames. Após fecundadas se formam fruticulos agregados e conjuntos numa espiga de cor verde amarelada de sabor condimentar e levemente adocicada. As espigas maduras medem 5 a 9 cm de comprimento por 6 a 9 mm de diâmetro.
INDICAÇÕES DE USO MAIS COMUNS
- hidropisia ou retenção hídrica
- problemas de fígado, baço e pâncreas
- anemia e debilidade orgânica
- má digestão
- furúnculos
- dores de cabeça
- queimaduras de pele
- bronquites e problemas catarrais
- dores de estômago, úlceras e gastrite
- epilepsia
- erisipela
- reumatismo
- problemas renais
O abuso nas dosagens desta planta provocará os sintomas que você pretende tratar – náuseas, vômitos, cólicas, diarréia, pequena elevação de temperatura, cefaléia, tremores nos membros, paralisia, erupções na pele, aumento da diurese. Doses extremamente elevadas podem resultar em inflamação colecistica (fígado, vesícula) e pielorenal (rins), dores nas regiões hepato-vesicular, lombar e vesical, hematúria, presença de cristais de oxalato, uratos, de bile e de alguns resíduos celulares, sedimentos e resina na urina.
Sementeira:
- Semear na primavera
- Fazer uma mistura de terra com perlite
- Colocar a mistura num vaso ou tabuleiro
- Calcar a mistura (para as sementes não afundar)
- Colocar as sementes (são minusculas)
- Cobrir ligeiramente
- Regar com muito cuidado
- Germinação de 40 a 75 dias
- Frutificação 3/4 anos
Cultivando: Fazer apenas poda de formação e eliminar os ramos que nascerem cruzados ou deitados, podendo fazer podas de limpeza retirando galhos muito compridos e que já produziram, estimulando assim novas brotações mais produtivas. Os ramos maduros podem ser utilizados para fazer mudas. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de matéria orgânica bem curtida + 20 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 2ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente. Para uma boa produtividade é importante irrigar a planta 2 vezes na semana se estiver plantada em solo seco.
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.