Pilriteiro [espinheiro branco]
20 sementes 1,50€
O Espinheiro branco é um arbusto espontâneo comum em diversos tipos de solo, indiferente ao pH, preferindo solos soltos e frescos. Normalmente vive em altitudes baixas, mas suporta temperaturas até -18°C. Espécie de plena luz, embora cresça bem em qualquer situação. Necessita de humidade no solo. Dá-se bem em climas quentes e resiste bem às geadas. Suporta poluição atmosférica. É uma importante fonte de alimento para larvas de muitas espécies de lepidópteros. Existem mais de 140 espécies de insectos associados à árvore. É susceptível ao fogo bacteriano.
Estrutura reprodutiva: flores hermafroditas agrupadas 10-20, em corimbos; corola com 7-15mm de diâmetro, regular, de pétalas livres branco-rosadas; sépalas triangulares, persistentes, reflexas, menosres que as pétalas; estames 5-25; carpelos 1-5, unidos pelo menos na base; estilete único; fruto drupa vermelha ou vermelha-acastanhada, glabra, globosa ou ovóide, 6-10mm; 1-5 sementes muito duras.
Floração: março, abril, maio
Maturação dos frutos: agosto, setembro, outubro
Usos e costumes: com interesse ornamental. Em certos países os frutos (pilritos), são usados na preparação de bebidas alcoólicas. Pode ser usado como porta-enxerto de pereira. Utiliza-se para formar sebes espinhosas resistindo bem às podas. Recomendada para zonas urbanas poluídas e zonas litorais.
Modos de propagação:Por semente. Algumas sementes germinarão na primavera, no entanto, a maior parte provavelmente demorará mais um ano. Germinar as sementes no interior é um processo difícil e deveras lento. Devem ser estratificadas 3 meses a 15°C e a seguir outros 3 meses a 4°C, podendo ter de se esperar ainda 18 meses até germinar. Escarificar a semente antes de estratificar pode reduzir este tempo.
Depois da preparação colocar as sementes num vaso com mistura de terra e areia ou perlite.
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658