Poejo [sementes]
0,3 grama 1,30€
Mentha pulegium, comumente conhecida como poejo, é uma erva perene da família das mentas.É uma planta que tem sido tradicionalmente utilizada para diversos fins medicinais.
O poejo é uma planta herbácea, rizomatosa, robusta e perene, que pode crescer até cerca de 40 cm de altura. É composta por talos quadrangulares, muito ramificados, prostrados, ascendentes ou eretos, consoante as condições de desenvolvimento em que se encontra.
As folhas são aromáticas, ligeiramente pubescentes e verdes, algumas mais claras e outras mais escuras, pontilhadas de glândulas translúcidas. Apresentam uma forma que varia entre oval a elíptico, pecíolo curto e margem levemente serrilhada ou quase inteira.
As flores surgem no final da primavera e durante todo o verão. São muito pequenas e surgem agrupadas em inflorescências globosas e densas, nas axilas das folhas, em verticilos compactos e afastados entre si. O cálice é tubular, de cor púrpura e pubescente, e as sépalas possuem forma triangular. As pétalas exibem um tom rosado a lilás.
O fruto é uma pequena núcula, de forma elíptica e de cor castanho claro ou amarelado.
Esta planta aromática é bastante conhecida pelas suas propriedades medicinais. Toda a planta, em especial as flores e o óleo essencial, possuem propriedades antisséptica, cicatrizante, colagoga, espasmolítica, desintoxicante, calmante e estimulante.
As infusões, preparadas com as partes aéreas desta planta, são utilizadas em medicina tradicional para aliviar sintomas de gripes, resfriados, tosse, febre, insónias, dores reumáticas, acidez do estômago, enjoo, bronquite, asma e cólicas menstruais. Também estimula o apetite, reduz os sintomas de azia e melhora a digestão.Externamente, essas infusões podem ser usadas em cataplasmas, no tratamento de doenças de pele, erupções cutâneas e para aliviar sintomas da gota.
Esta erva aromática faz parte da cozinha tradicional portuguêsa. As flores são comestíveis e servem de aromatizante e para temperar pratos de carne, peixe, açorda, saladas e também no fabrico de licores e pratos doces, como pudins, tortas, compotas e na salada de fruta.
O poejo tem sido usado topicamente em forma diluída para tratar problemas de pele como acne, eczema e erupções cutâneas. No entanto, é essencial ter cautela ao usar o poejo na pele, pois pode causar irritação ou reações alérgicas em alguns indivíduos.
Porém, é fundamental observar que o uso do óleo de poejo pode ser tóxico e perigoso, principalmente em altas doses. Não é recomendado para uso interno, e as mulheres grávidas devem evitar o uso de poejo devido ao seu potencial para induzir o aborto, é contraindicado em crianças com idade inferior a 12 anos.
Repelente de insetos: O poejo tem sido usado como repelente natural de insetos, principalmente para pulgas e mosquitos. Isto continuar acredita-se que o forte cheiro de poejo pode ajudar a deter insetos.
Sementeira:
- Semear na primavera ou outono
- Colocar substrato num vaso e calcar
- Colocar as sementes e calcar,não cobrir
- Pulverizar,
- Manter húmido,sem encharcar
- Germinação ,cerca de 2 semanas
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel/whatsapp: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequado