Quiabo [sementes]
50 sementes 1€
O quiabeiro (Abelmoschus esculentus) é uma planta da família Malvaceae. Ele é um arbusto que pode atingir cerca de três metros de altura, medida que varia de acordo com a variedade, e sobrevive melhor em temperaturas que variam entre 22 e 25°C, não apresentando boa produtividade em temperaturas muito baixas ou muito altas.
A planta é muito conhecida pelo seu fruto, o quiabo, que é usado na culinária por várias pessoas para a realização, principalmente, de pratos típicos regionais. Entretanto, apesar de ser amplamente utilizado, ele nem sempre é apreciado, principalmente em razão da produção de uma “baba” característica que lhe dá um aspecto nada agradável.
O fruto é cilíndrico, com aproximadamente dez centímetros de comprimento, e apresenta coloração verde intensa. Em seu interior são encontradas várias sementes de colocação esbranquiçada e de formato arredondado. O produtor deve ficar atento à colheita, uma vez que, se não coletado no momento certo, ele torna-se duro e fibroso. Normalmente a colheita é iniciada com 60 a 80 dias após o momento do plantio.
O quiabo é uma grande fonte de vitaminas, principalmente a A, C e B1. Também se destaca por possuir cálcio, que possui papel importante no fortalecimento dos nossos ossos. Existem relatos na literatura de pacientes que se alimentaram desse fruto e tiveram melhoras em problemas como colesterol, refluxo, úlcera e asma. Nesse último caso, o benefício está associado ao elevado teor de vitamina C. Popularmente, o quiabo também é usado no tratamento de depressão e ansiedade.
Clima
O quiabo é cultivado principalmente em regiões tropicais, crescendo bem apenas em temperaturas acima de 20°C. Em regiões sujeitas a temperaturas mais baixas, o quiabo pode ser cultivado em estufas agrícolas.
Luminosidade
A planta necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.
Solo
Cultive o quiabo em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,0 a 6,5.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre húmido, sem que fique encharcado. Plantas adultas são relativamente tolerantes a curtos períodos de seca.
Plantio
Deixe as sementes em um recipiente com água por um dia para apressar a germinação, que ocorre então em aproximadamente uma semana. Sementes semeadas diretamente podem levar mais de três semanas para germinar.
O plantio pode ser realizado diretamente no local definitivo ou as sementes podem ser semeadas em pequenos vasos, copos de plástico ou saquinhos, e transplantadas quando atingem de 10 a 15 cm de altura.
Colheita
A colheita dos quiabos normalmente começa entre 60 a 80 dias depois do plantio, e pode continuar por alguns meses em boas condições de cultivo.
O quiabo deve ser colhido quando está bem desenvolvido, mas ainda tenro, com uma tonalidade brilhante, o que ocorre geralmente 6 ou 7 dias depois da polinização e início da formação do fruto. Maduro, o quiabo pode se tornar fibroso.
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658