Rosmaninho [lavandula stoechas pedunculata] sementes
0,5 gr 1,40€
O Rosmaninho,nome comum da Lavandula stoechas pedunculata, é um arbusto verde aromático, que normalmente cresce a 30-100 cm de altura. As folhas têm cerca de 1-4 cm de comprimento, são acinzentados, dentadas ou lobadas e tomentosas. As pequenas flores tubulares e labiadas, aninhadas entre brácteas de 4-8 mm de comprimento, quase da mesma cor, produzidas em espigas delgadas de cerca de 2-8 cm de comprimento. O conjunto fica completo por três longas brácteas petaloides com 10-50 mm de comprimento, brilhantes e de cor púrpura, violeta, lilases e raramente brancas, que enfeitam o topo da espiga. As flores de cor rosa a roxo, aparecem no final da primavera e início do verão e inserem-se na parte superior de uma haste delgada ou caule sem folhas com 10-30 cm de comprimento.
Sua origem é do Sudoeste da Europa (Países Mediterrâneos) e Norte de África.Em Portugal, existe por todo o interior do país, em colinas secas, bosques abertos em solos graníticos ou calcários.Este arbusto que ocorre naturalmente nos países mediterrâneos.
Partes das Plantas ricas em Óleos Essenciais (>= 1,5%):
Ramos finos, folhas e flores.
Método de Extracção:
Destilação por arrastamento de vapor.
Principais Utilizações:
O rosmaninho é usado em fitoterapia como anticatarral e mucolítico e é reconhecido também pelas suas propriedades antidepressivas, sedativas, calmante, relaxante, anti-asmáticas antiespasmódicas, antissépticas, anti-inflamatórias, anti-infecciosas, fungicidas, digestivas, regeneradoras, cicatrizantes e como auxiliador em dores reumáticas.
Na cosmética o óleo essencial de rosmaninho é usado no fabrico de sabão e sabonetes, e produtos de perfumaria. As suas folhas aromáticas e flores da planta são usadas em pot-pourri, como repelente de insetos e aromatizante de roupas guardadas em armários. Os caules podem ser usados em pequenos ramos e queimados como incenso.
Por vezes são empregues em culinária na aromatização de carnes e na curtimenta das azeitonas de conserva.
Sementeira:
- Semear na primavera
- Temperatura a rondar os 20º/25º
- Fazer uma mistura de terra com areia
- Colocar num vaso
- Colocar as sementes
- Cobrir com uma camada de areia muito fina
- Regar,manter humido sem encharcar
- Rusticidade - 5º
Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt tel: 927620658
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.