ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

01
Jul
21

salvia-officinalis (1).jpg

Para cotação solicite catálogo actualizado

 

 

A sálvia é uma planta subarbustiva, de folhas muito aromáticas, nativa da região do mediterrâneo e conhecida desde a antiguidade por suas propriedades como planta condimentar, medicinal e ornamental. Apresenta hastes eretas, quadrangulares, ramificadas e recobertas por tricomas curtos. Elas são inicialmente herbáceas e se tornam lenhosas com o passar do tempo. Suas folhas são elípticas a oblongas, sésseis no ápice dos ramos e pecioladas na parte inferior, com a superfície rugosa, pilosa e de cor verde acinzentada na espécie típica. O aroma das folhas é pungente e percebido mesmo sem amassá-las.

 

Na cozinha, ela é comumente utilizada para temperar pratos de carnes de vaca, caça, frango, perú, leitão e borrego, em cozidos ou assados, conferindo sabor intenso. Ela também é aproveitada para aromatizar queijos, saladas, batatas, sopas, licores, vinagres, azeites, embutidos e uma infinidade de preparações. No jardim, ela é ideal para perfumar caminhos, sendo plantada como bordadura ou maciço, em jardins aromáticos ou clássicos , como os jardins de estilo italiano e inglês. Pelo aroma e textura peculiar de suas folhas, ela também é uma planta de eleição em jardins,destinados a estimular os diferentes sentidos, os chamados “jardins sensoriais”.

 

A sálvia é uma planta que prefere clima subtropical, sendo adequadas para seu cultivo temperaturas entre 3°C e 29°C, embora cresça melhor em temperatura amena.

 

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em nitrogênio. A planta é bastante tolerante quanto ao pH e o tipo de solo, desde que este não retenha muita água. A sálvia pode crescer bem mesmo em solos pedregosos.

 

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente húmido. O excesso de água prejudica as plantas, principalmente quando a temperatura está baixa. Plantas adultas são moderadamente resistentes a curtos períodos de seca.

 

Esta planta medicinal pode ser usada por via oral, para tratar casos de transpiração intensa ou problemas gastrointestinais e através de aplicação tópica em lesões e inflamações da pele, boca e garganta.

 

Para que serve

A salvia tem indicações comprovadas nas seguintes situações:

  • Transtornos funcionais do trato gastrointestinal, como dificuldades na digestão, excesso de gases intestinais ou diarreia, devido à sua ação estimulante do sistema gastrointestinal;
  • Transpiração excessiva, devido às propriedades inibidoras do suor;
  • Inflamações na mucosa da boca e da faringe e em lesões da pele, devido às suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e cicatrizantes;
  • Falta de apetite, devido às suas propriedades estimulantes do apetite.

Esta planta pode ser usada por via oral ou aplicada na pele.

 

Possíveis efeitos colaterais

Em caso de ingestão prolongada ou de dose excessiva, pode ocorrer uma sensação de enjoo, calor, aumento dos batimentos cardíacos e espasmos epiléticos.

Quem não deve usar

A salva é contra-indicada em pessoas com hipersensibilidade a esta planta medicinal.

Além disso, também não deve ser usada na gravidez porque ainda não se dispõe de dados científicos suficientes que comprovem que a salva seja segura na gravidez. Também não deve ser usada durante a amamentação porque reduz a produção de leite.

No caso de pessoas com epilepsia, a planta só deve ser usada com orientação de um médico ou fitoterapeuta, pois alguns estudos indicam que a planta pode estimular o desenvolvimento de crises epiléticas.

 

Sementeira:

  • Semear na primavera,temperatura 25º
  • Fazer uma mistura de terra com areia
  • Colocar a mistura num vaso
  • Colocar as sementes e cobrir ligeiramente com a mistura
  • Regar sem encharcar
  • Manter Húmido

 

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel/whatsapp: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados

publicado por Algarsementes às 22:43
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO