ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
subscrever feeds
19
Dez
18

santalum_album__2.jpg

 Santalum album (sândalo) cada semente 0,60€

 

O sândalo é uma planta muito valorizada pela essência aromática usada em incensos e perfumes. As duas variedades mais comuns são o sândalo indiano de climas tropicais e o sândalo australiano de climas temperados e secos. Trata-se de uma árvore bonita .

 

Propriedades medicinais: adstringente suave, antisséptico, antimicrobiano, aromático, calmante, desinfetante, fixador, umectante, vulnerário, aromático, antiestagnante, analgésico, hepatoprotetor, carminativo, antianginoso, digestivo, antifúngico, colagogo, refrigerante, alterativo, expectorante, antiespasmódico, afrodisíaco, rejuvenescedor, diaforético, bacteriostático (contra bactéria Gram positiva), sedativo, hemostático, cosmético, diurético,

 

Indicações (Uso interno): uso não recomendado.

 

Indicações (Uso externo): na acne, para escurecer cabelos castanhos, ferimentos, gonorreia, hidratante para os lábios; limpeza da pele; peles secas, desidratadas, maduras (com mais de 50 anos) e sensíveis, bronquite crônica, cistite crônica, angina pectoris, arritmias, dor torácica, dor epigástrica, gastrite, intolerância a gordura, colestase, gases, distensão abdominal, vômitos, náuseas e micoses cutâneas, cistite, psoríase, doenças sexualmente transmissíveis, desordens oculares, herpes zoster, palpitações, insolação, uretrite, vaginite, colibacilose, blenorragia, impotência, picadas venenosas, sangramentos externos, cicatrizes, pele rachada, marcas de expressão, pele oleosa, alivia catarros (massagens).

 

Indicações pediátricas: não há relatos nas fontes de pesquisa consultadas.

 

Escolha um local de clima ensolarado com chuva moderada. O sândalo se desenvolve melhor em lugares com muito sol, chuvas moderadas e clima seco na maior parte do ano. A árvore prefere uma temperatura entre 12 °C a 30 °C.
 

Escolha um solo com drenagem adequada. Evite locais com alagamentos, pois essa árvore não suporta tal condição. Se plantar o sândalo em solo arenoso, observe se a água escoa rápido demais.
  • O sândalo prefere a argila vermelha ferruginosa.
  • A árvore também pode ser plantada em solos arenosos, na terra argilosa vermelha e em vertissolos. O vertissolo é um tipo de terra preta rica em argila que se contrai drasticamente durante o tempo seco, criando rachaduras profundas.
  • O pH do solo deve ficar entre 6 e 7,5.
  • O sândalo tolera solos rochosos e com cascalho.

Plante a árvore ao lado da espécie hospedeira adequada. O sândalo só prospera se crescer ao lado de uma planta que produza uma quantidade constante de nitrogênio, um tipo de fertilizante natural. A árvore do sândalo conecta as raízes às da planta hospedeira para obter os nutrientes necessários. O ideal é plantá-la perto de uma espécie hospedeira já estabelecida, como um pé de acácia, de preferência, de casuarina ou de um gênero tropical de perenifólias, como o pau-ferro.

  • Se precisar plantar uma espécie hospedeira, deixe uma distância de 1,5 a 2 m da árvore de sândalo.
  • O guandu-forrageiro (Cajanus cajan) é outra ótima opção de árvore hospedeira para o sândalo.

Germinando as sementes

Coloque as sementes de molho e seque-as. Ponha as sementes do sândalo de molho por 24 horas e, em seguida, deixe-as secar em plena luz do sol. Depois de um dia expostas ao sol, você vai perceber que elas se trincaram. Nesse momento, as sementes estão prontas para germinar.

Misture a terra do vaso. Você vai precisar de um pouco de terra vermelha, esterco de gado e areia. Em uma carriola ou outro recipiente, misture duas porções de terra vermelha para uma porção de areia. Encha uma bandeja de plantio com esse solo.

Plante as sementes. Plante as sementes de sândalo em um recipiente pequeno, como um vaso ou uma bandeja de mudas. Encha o recipiente com a terra preparada e coloque as sementes a uma profundidade de 1,50 cm a 2,5 cm.

Regue as sementes. Ponha um pouco de água todos os dias, mas evite regar muito a terra, já que o sândalo prefere o clima seco. Você vai perceber que dentro de quatro a oito semanas, os brotos vão despontar.
  • Para saber se é preciso colocar mais água, afunde o dedo no solo uns 2,5 cm. Se você sentir que a terra está seca, é necessário regá-lo.
  • Evite deixar a terra muito encharcada, pois as sementes do sândalo não resistem a essa condição

Plante as mudas perto de plantas hospedeiras. Você deve plantar a muda de sândalo a um metro de distância da planta hospedeira. Se a árvore for plantada sem a presença de plantas hospedeiras ou se ela não conseguir se fixar nos primeiros dois anos, ela morre.

  • A planta hospedeira já deve ter pelo menos 1 m de altura.

Pode a planta hospedeira. Se a planta hospedeira começar a fazer muita sombra, você deve podá-la. Caso contrário o sândalo não vai receber luz solar suficiente. Pode a planta hospedeira de modo que ela fique um pouco mais baixa do que o sândalo e assim ele receba uma quantia de luz adequada.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

 

publicado por Algarsementes às 21:44

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Botão WhatsApp - Canal TI
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO