ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

24
Set
22

santolina.webp

0,5 grama 1,30€

https://algarsementes.com/produto/santolina-chamaecyparisus/

 

A santolina (Santolina chamaecyparissus)é um arbusto originário da Europa, conhecido por outros nomes populares tais como Abrótano-fêmea, Guarda-roupa, Pequeno-limonete e Roquete-dos-jardin, entouceirada e popularmente conhecida pelo seu aroma delicioso. Apresenta porte baixo, alcançando de 30 a 90 cm de altura, com ramagem ramificada, formando moitas densas. As folhas são cinzentas, finamente divididas, aromáticas e pontiagudas, que lembram folhas de cipreste. As inflorescências, do tipo capítulo, são delicados e assemelham-se a pequenos pompoms de cor amarelo brilhante, perfumados. Floresce no verão.

 

No paisagismo, a santolina presta-se para a formação de maciços e bordaduras, demarcando canteiros e caminhos. Sua rusticidade e tolerância à estiagem a tornam uma planta ideal para jardins rupestres, de estilo mediterrâneo, campestre ou contemporâneo. Os tons acinzentados de sua folhagem formam interessante contraste com plantas de cor verde. As flores da santolina, quando colhidas, podem compôr belos arranjos florais e, depois de secas, são excelentes para potpourris de ervas aromáticas, utilizadas para espantar traças e perfumar armários, bibliotecas e guarda-roupas. Pode ser plantada em vasos e jardineiras.

 

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solos perfeitamente drenáveis, preferencialmente arenosos, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados a intervalos espaçados. Tolera curtos períodos de estiagem, e não tolera encharcamentos. A poda regular estimula o adensamento e o formato arredondado do arbusto. Após alguns anos, a planta perde a beleza e deve ser replantada. Aprecia o clima ameno de regiões subtropicais ou tropicais de altitude. Multiplica-se por divisão da ramagem enraizada, estacas ou sementes. Recomenda-se o espaçamento de 40 cm entre plantas.

 

Propriedades medicinais

Ela é rica em propriedades medicinais tais como antiespasmódica; digestiva, cicatrizante, anti-inflamatória, estomacal, relaxante, sedativa e vermífuga.

A planta é muito difundida na medicina popular, sendo suas folhas e flores, usadas como infusão, para alívio de problemas estomacais, na melhora da digestão; além de ajudar na boa qualidade do sono. Em forma de banho, é usada para a saúde da pele e limpeza de feridas.

 

Sementeira:

  • Semear na primavera ou outono ,temperatura 20º
  • Fazer uma mistura de substrato com areia
  • Colocar a mistura num vaso
  • Colocar as sementes e cobrir ligeiramente
  • Germinação cerca de 2 semanas
  • Planta rustica - 15º

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.

publicado por Algarsementes às 09:05
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Chamada para a rede móvel nacional Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Bom dia Sr António,Agradecemos a partilha da sua e...
blogs SAPO