ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

26
Jun
21

senna alexandrina.jpg

Para cotação solicite catálogo actualizado

 

O nome cientifico desta planta é Senna alexandrina, é uma leguminosa. De pequeno porte e de flores amarelas é uma planta medicinal, também conhecida como Sena, Cássia, Cene, Lava-pratos, Mamangá, que é muito utilizada para tratar a prisão de ventre, especialmente devido às suas fortes propriedades laxativas e purgantes.Também é cultivada como ornamental.

 

Alexandrian Senna é um arbusto com 60 a 300 cm de altura. O caule ereto com ramos longos e espalhados dá à planta uma aparência espessa com 5 a 7 centímetros de largura. A folhagem caducifólia da Senna  consiste em folhas compostas dispostas em espiral com 4 a 10 pares de folíolos verdes claros. Os folhetos lanceolados ou elípticos têm 2-6,5 cm de comprimento e 0,5-1,5 cm de largura. A inflorescência de Senna alexandrina aparece como cachos eretos de pequenas flores papilionáceas. As 5 pétalas amarelas desiguais contêm 10 estames, 2 dos quais são proeminentes na parte inferior. A floração dá lugar a vagens achatadas de 4 a 7 cm e 1,5 a 2,5 cm de largura. Na maturidade, eles liberam aproximadamente 6 sementes oblongas ou oblongo-ovais. As sementes comprimidas de 8 a 9 mm de comprimento e 4 a 5 mm possuem uma pequena aréola de cada lado.

 

Senna alexandrina é um arbusto tropical não resistente a geadas. É cultivada anualmente, mas também como perene, com uma vida útil limitada de 2 a 3 anos. É ideal num jardim mediterrâneo ou num vaso colocado nas varandas. Nativo de prados com arbustos e semidesérticos localizados no fundo do vale, o Senna Alexandrino se desenvolve em solo profundo e bem drenado em um local ensolarado. Solos argilosos ligeiramente arenosos  são favoráveis ​​a ela, requer irrigação regular. Fácil de cultivar e manter, não requer nenhum tratamento específico. No entanto, às vezes pode ser necessária uma cobertura para manter a humidade do solo. O controle de ervas daninhas limita a competição por nutrientes.  

 

O sene possui propriedades laxativas, purgativas, depurativas e vermífugas e, por essa razão é muito utilizado para tratar problemas gastrointestinais, especialmente a prisão de ventre. No entanto, uma vez que deixa as fezes mais moles, também pode ser usado para aliviar o desconforto da defecação em pessoas com fissura anal e hemorroidas.

Apesar de seus benefícios, o sene deve ser utilizado com cautela e sob orientação médica, pois seu uso constante pode causar alterações da microbiota intestinal, cólicas muito fortes .

 

Possíveis efeitos colaterais

O efeito laxante do sene está ligado principalmente à sua capacidade de irritar a muscosa intestinal, o que faz com que os movimentos do intestino sejam mais rápidos, eliminando as fezes. Por esse motivo, o uso de sene, especialmente por mais de 1 semana, pode trazer vários efeitos colaterais indesejáveis como cólicas, sensação de barriga inchada e aumento da quantidade de gases. 

Além disso, algumas pessoas podem ainda apresentar vômitos, diarreia, aumento do fluxo menstrual, hipocalcemia, hipocalemia, má absorção intestinal e diminuição das hemoglobinas no exame de sangue.

Quem não deve usar

O sene está contraindicado em casos de hipersensibilidade ao sene, gravidez, lactação, em crianças menores de 12 anos, assim como em caso de oclusão intestinal, enterite, apendicite aguda e dor de estômago de causa desconhecida.

Além disso, o sene não deve ser consumido por pessoas que estejam tomando remédios para o coração, laxantes, cortisona ou diuréticos e o seu uso não deve ser superior a 10 dias consecutivos, já que pode causar vários efeitos colaterais e aumentar a predisposição ao câncer colorretal. Por isso, antes de fazer uso do sene, é importante buscar orientação de um médico para evitar as possíveis complicações.

 

Sementeira:

  • semear com temperatura a rondar os 20º
  • Colocar as sementes na agua 24h00
  • Semear em vaso ou canteiro
  • Regar sem encharcar,manter húmido
  • Germinação cerca de 30 dias

 

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

publicado por Algarsementes às 09:24
Botão WhatsApp - Canal TI
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
Mensagens
comentários recentes
Boa tarde,Agradecia que se identificasse,para pude...
blogs SAPO