ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
subscrever feeds
02
Jan
21

tamarindo indico.jpg

Tamarindo indiano 20 sementes 1,90€

 

 

Pithecellobium dulce  também conhecido como tamarindo indiano,mata fome,é uma planta de cultivo de árvores que pertence à família Leguminosae. É uma árvore nativa do México e é distribuída da América Central ao norte da América do Sul.

As árvores de P. dulce podem crescer de 10 a 15 metros de altura e ter topos arredondados e dispersos, com vários galhos espinhosos. Além disso, o caule pode ter uma média de 100 cm de diâmetro.

Pithecellobium dulce ou guamúchil, como é conhecida popularmente, é uma planta com folhas bipinadas e desenvolve inflorescências axilares. Cada inflorescência contém flores branco-acinzentadas muito impressionantes.

Os frutos de P. dulce são vagens finas e retorcidas, com essa característica referente ao gênero desta espécie. Pithecellobium deriva do grego pithekos, que significa macaco e ellobium, que significa ouvido ou pavilhão auricular. A forma retorcida lembra de alguma forma as orelhas dos macacos. Em vez disso, o epíteto específico ( doce ) vem do latim dulcis, o que significa agradável ao paladar.

Todas as partes do Tamarindo indiano são usadas pela medicina tradicional, porque são ricas em diferentes componentes ativos. Compostos como triterpenos, flavonóides, compostos fenólicos, ácidos orgânicos, proteínas, etc; Eles podem ser isolados das folhas, flores e casca desta árvore.

Pithecellobium dulce é uma planta facilmente adaptável e, sendo uma leguminosa, pode ser associada a bactérias nitrogenadas fixadoras do solo. É também uma planta que tolera qualquer tipo de solo e também tolera corte e poda. Especificamente, o guamúchil foi designado como um tipo de usos múltiplos.

As flores são hermafroditas, pequenas, actinomórficas, levemente perfumadas e com coloração que varia de branco a verde.

O fruto de P. dulce é uma vagem de pêndulo que mede 16 cm de comprimento, verde avermelhado, enrolada, deiscente e com várias sementes negras cobertas por um arilo semelhante a couro.

O doce Pithecellobium cresce em áreas onde o clima varia de 20 a 30 ° C, sendo restrito em regiões com fortes geadas.

Além disso, tamarindo indiano é uma árvore que fornece serviços múltiplos ecossistema, entre os quais a elevada taxa de fixação de CO 2 . Portanto, resulta da incorporação de alto carbono nos ecossistemas.

Por sua vez, sendo uma leguminosa, esta planta está associada a bactérias do solo fixadoras de nitrogênio na atmosfera e, consequentemente, é uma ponte de entrada de nitrogênio para os ecossistemas. Isso também ajuda a aumentar a comunidade microbiana do solo e, é claro, a sua saúde.

 

Propriedades medicinais

Normalmente, todas as partes de Pithecellobium dulce são fontes de uma variedade de fitoquímicos com propriedades etnobotânicas. Um exemplo disso é a crosta de P. dulce, onde é possível encontrar componentes com qualidades antioxidantes, principalmente devido a compostos com grupos funcionais de terpenos de 30 carbonos (triterpenos).

Por outro lado, vários componentes fenólicos, como flavonóides e seus derivados, como glicosídeos flavonóides, são sintetizados nas folhas e nas flores. Enquanto isso, as sementes produzem ácidos graxos diferentes, como ácido tetradecanoide, ácido hexadecanóico, ácido octadecanóico, ácido cis-9-octadecanóico, ácido actadecadienico e ácidos graxos que fazem parte da família ômega 3.

Além disso, as sementes contêm vários polissacarídeos de arabinose, ß-sitosterol e ß-amirina. Enquanto as frutas são ricas em compostos fenólicos, como taninos hidrolisáveis, ácidos hidroxicinâmicos, ácidos polifenólicos e hidrocarbonetos aromáticos. Além disso, os frutos contêm flavonóides diferentes, como O-glicosídeos, rutosídeo, kaempferol, flavanona glicosilada e isoflavonas, etc.

Devido ao seu alto conteúdo de componentes com propriedades ativas, várias partes de P. dulce são usadas na medicina tradicional para tratar diferentes doenças.Por exemplo, o córtex é adstringente e hemostático e, portanto, é usado para tratar dores nas gengivas, dores de dentes e hemorragias.

Além disso, a infusão de casca é usada para tratar diarréia aquosa, disenteria, constipação e infecções respiratórias.

Enquanto isso, a infusão de folhas é usada como remédio caseiro para dispepsia, para evitar abortos espontâneos, diminuir a dor da vesícula biliar e como cura.

Enquanto as sementes trituradas são usadas para tratar úlceras, diabetes tipo I e tipo II, febre, resfriado, acne, abscessos, conjuntivites, etc.

 

Cuidados de jardinagem

O doce Pithecellobium é uma planta que é facilmente estabelecida e cresce rapidamente em qualquer condição. Geralmente, a propagação dessas fabáceas é por sementes, e o tempo ideal para o transplante no solo é de 4 meses.

Além disso, o Tamarindo indiano tolera a seca, a poda, pode crescer em solos pobres e é resistente a pragas. No entanto, P. dulce é suscetível a desfolhar insetos e fungos que causam manchas necróticas.

É importante ressaltar que essa árvore pode se comportar como uma espécie invasora, por isso é recomendável realizar podas pouco intensas, pois, após isso, tende a brotar com mais vigor.

O tamarindo indiano é uma árvore que não tolera ventos fortes, pois possui galhos quebradiços. Por sua vez, é uma planta que não suporta baixas temperaturas.

 

Sementeira:

  • Semear na primavera
  • Fazer uma mistura de terra com areia ou perlite
  • colocar a mistura num vaso e calcar
  • Colocar a semente e cobrir
  • Regar com cuidado
  • Manter humido sem encharcar

 

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

As informações deste site têm apenas os fins educacional, de pesquisa e de informação. Elas não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar, mitigar ou prevenir qualquer doença, muito menos substituir cuidados médicos adequados. Consulte sempre um especialista. Tome cuidado especial ao manusear ervas e as mantenha longe das crianças.

publicado por Algarsementes às 17:14

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Botão WhatsApp - Canal TI
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO