Usando urtigas em casa e no jardim
Usando urtigas em casa e no jardim
A urtiga é uma planta da família Urticaceae que se destaca pelas folhas espinhosas e peludas. Possui propriedades curativas e pode ser utilizada na culinária e também na manutenção de jardins. Na verdade, a urtiga é usada na forma sopa, creme ou bolos,tortas ect... e é um excelente tônico. Reduzido a pó ou chorume, é perfeito para fertilizar o solo. Esta planta multifuncional também é utilizada na agricultura orgânica e na indústria têxtil. A urtiga é cultivada em solo rico e humido, numa jardineira ou em vaso. O plantio e a sementeira são feitos idealmente na primavera, sendo imprescindível colocar as plantas em área parcialmente sombreada. Os brotos aparecem após uma semana a 10 dias.
A urtiga é utilizada tanto na jardinagem como na culinária ou na agricultura biológica. Desintoxicante, rico em vitamina C, mas também em minerais (ferro, zinco, potássio, magnésio, etc.), também apresenta interessantes benefícios para a saúde e na cosmética.
Urtiga para jardinagem
O chorume de urtiga é usado como fertilizante e como tratamento contra parasitas. Este repelente 100% orgânico evita o uso de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Você mesmo o pode fazer. O chorume de urtiga estimula efetivamente o crescimento das plantas, além de repelir a maioria dos ácaros, pulgões e pragas. Serve como tratamento preventivo contra doenças das plantas graças à sua capacidade de fortalecer as suas defesas. Também pode ser usado como herbicida e ativador de compostagem.
Para crescer adequadamente, as plantas precisam de nitrogênio. Diluindo o chorume e pulverizar diretamente nas folhas, o chorume de urtiga tem bom poder repelente contra insetos.
Para fazer o chorume:
Colher as urtigas,coloque-as numa rede (assim facilita a retirada) num balde de plástico para macerar; misturar com água na proporção de 1 kg de urtiga para cada 10 litros de água (fertilizante) ou 1 kg de urtiga para cada 20 litros de água (repelente); cubra sem fechar completamente e deixe marinar por uma a duas semanas, mexendo bem a cada 2 dias; após 15 dias, não deverá haver mais bolhas de gás,se ainda fermentar,deixe ficar mais uns dias até deixar de haver bolhas; retirar a rede onde se encontra as urtigas,filtrar a solução com um pano ,se necessário , os resíduos de urtiga pode espalhar sobre o composto; Armazene o chorume em um recipiente e, em seguida, proteja-o da luz para melhor preservá-lo.
Para usar chorume de urtiga como repelente de pragas, basta borrifá-lo nas plantas (não se esqueça de usar aquele que está mais diluido). Como fertilizante, deve-se despejar o líquido diretamente no solo após diluir para 15%.
Colocar um punhado de urtigas na cova dos pimenteiros ou tomateiros também é eficaz para obter uma melhor colheita.Se misturar com folhas de confrei ,ainda melhor,não se esqueça de colocar um punhado de substrato por cima das folhas,antes de colocar a planta.
Chorume de urtiga puro usado serve como herbicida. Quando misturado com água, suas propriedades antifúngicas evitam o desenvolvimento de fungos nas raízes e afastam os pulgões. Fazer um tapete de urtiga serve como reserva de biodiversidade, pois joaninhas e borboletas são insetos que se interessam por ele. A urtiga sempre foi um tônico e vermífugo reconhecido. É utilizado pelos agricultores na alimentação de animais (seco, picado, misturado com aveia).
Urtiga para saúde e beleza
A urtiga é uma planta medicinal usada há séculos para tratar doenças comuns: O suco de urtiga ajuda a parar sangramentos nasais, como aqueles que resultam de feridas. Também reduz o fluxo menstrual intenso . Ajuda a combater a anemia. Sua raiz também possui propriedades antiinflamatórias que a tornam uma erva ideal para o tratamento da artrite. Quanto ao seu suco, alivia eficazmente a coceira e as picadas de insetos. Asma e febre do feno são alergias respiratórias que o chá de urtiga pode aliviar. Usada como infusão, a raiz de urtiga fortalece o sistema imunológico e supera problemas de prisão de ventre. Um punhado de folhas frescas de urtiga em um copo grande de água fervida e depois coberto para infundir pode ser usado como loção para tratar pele oleosa e com tendência a acne.
Embora tenha muitos benefícios para a saúde, a urtiga não substitui o tratamento médico e deve ser usado com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.
Como fazer o chá de urtiga
O chá de urtiga é simples e rápido de fazer e possui vários benefícios para a saúde.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 2 xícaras por dia.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da urtiga normalmente surgem quando a planta é consumida em quantidades maiores do que as recomendadas, e incluem dor de estômago, diarreia, prisão de ventre, alergias ou coceira na pele, ou aumento das contrações uterinas, no caso de mulheres, o que pode aumentar os sintomas de cólicas ou causar aborto.
Além disso, a urtiga pode reduzir muito a pressão arterial e dificultar o controle da pressão sanguínea em pessoas com hipertensão, ou reduzir muito os níveis de açúcar no sangue causando crise de hipoglicemia em diabéticos.
Quem não deve usar
A urtiga não deve ser usada por mulheres grávidas pois pode causar contrações uterinas e induzir o parto prematuro, causar o aborto ou malformações no bebê. Além disso, a urtiga também não deve ser usada durante a amamentação, pois não são conhecidos os efeitos tóxicos no bebê.
Essa planta também não é indicada para pessoas com problemas cardíacos, como a insuficiência cardíaca, pois pode piorar os sintomas e interagir com os remédios indicados para problemas cardíacos.
Além disso, apesar da urtiga ser indicada para infecções urinárias e pedra nos rins, devido ao seu forte efeito diurético, essa planta deve ser evitada por pessoas com insuficiência renal, por ter ação direta nos rins, além de poder potencializar o efeito dos remédios diuréticos e aumentar o risco de desidratação.
Urtiga na cozinha Na dieta humana,
A urtiga fornece uma quantidade significativa de ferro consumido em omeletes, sopas ou com acelga e espinafre. É aconselhável colhê-la fresca no final do verão e depois secá-la para uso posterior, pois esta planta não dura o ano todo. É coletada antes da floração em maio ou abril. Por outro lado, é melhor não colher logo depois da chuva, pois ainda estará encharcado.
Na culinária, usa-se urtiga seca: polvilhado nos pratos para fornecer mais nutrientes (tortas, legumes fritos, cereais, gratinados, etc.); como molho em salada mista ou verde; infundido com flores (camomila, jasmim, etc.), frutas (toranja, tangerina, morango, limão, etc.) ou ervas aromáticas (hortelã, etc.); em smoothies; em bolos salgados ou doces; em purê de batata; misturado com outras especiarias ou ervas secas (coentro, manjericão, manjerona, sálvia, etc.); em risoto; fazer saborosos molhos aperitivos (pasta); como decoração para sopas coloridas.
Para secar a urtiga:
Escolha brotos bonitos, sem infestação de insetos ou sujeira, pois não serão lavados; se a quantidade for pouca, basta fazer um ramo descompactado para pendurar em local ventilado, escuro e sem poeira; assim que as folhas estiverem secas, coloque-as em um saco de papel, comprimindo-o para que não fique muito ar entre as folhas; corte a planta em seções de 2 cm e espalhe-as em uma camada levemente sobre uma caixa com fundo de mosquiteiro; empilhar os caixotes uns sobre os outros, garantindo que o primeiro não seja colocado no chão, mas sim sobre um caixote vazio ou sobre suportes; assim que as urtigas secarem, coloque-as em um saco de papel; reduza-as a pó somente quando necessário, gradativamente, esfregando a planta entre as mãos e depois peneirando com uma peneira; guarde os caules para chás de ervas; em caso de humidade no ar, coloque o saco de papel ao sol ou no radiador por 30 minutos para que se esfarele mais facilmente. A secagem ocorre em no máximo 3 a 5 dias e garante uma boa conservação dos princípios ativos da urtiga.
Se não tiver urtigas na sua horta,temos sementes a vossa disposição :compra aqui suas urtigas
Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.O uso de plantas medicinais devem sempre ser aconpanhado por profissionais habilitados nessa area.