ALGARCATALOGO

Clique na imagem:

algarsementes
Bootstrap Example

Lista de Tipos de Sementes:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens
16
Nov
20

verbascum thapsus.jpg

Verbascum thapsus 1000 sementes 1,40€

 

 

Verbascum thapsus é uma espécie de verbasco ,endémica da Europa, Norte de África e Ásia, e introduzida nas Américas e Oceania. Tem propriedades medicinais e tóxicas, sendo usada em alguns locais para matar os peixes dos rios.

É uma planta herbácea bienal, dicotiledónea, que alcança 2 m de altura, com caule ereto ramificado e lanoso. As folhas, são ovais lanceoladas, alternadas, cobertas por penugem branca ou prateada, formando uma roseta basal no primeiro ano. Durante o segundo ano cresce um único caule floral de 1 a 2 m de altura, que pode atingir 3,5 m e que termina numa inflorescência, constituída por um racemo denso com numerosas flores de cor amarela clara.

 

Cresce numa grande variedade de habitats, mas prefere solos bem iluminados.É uma planta comum que se espalha de modo prolífico por sementes, mas raramente se torna  invasiva uma vez que a semente precisa de solo aberto para germinar. Preferindo os solos arenosos ou secos, pode no entanto dar-se bem numa variedade de habitats, incluindo prados, bermas, clareiras florestais e pastagens. Germina quase somente em solo nu, em temperaturas entre 10 °C e 40 °C.

O verbasco tem sido usado desde tempos antigos como remédio para doenças de pele, da garganta e respiratórias, como amigdalite, asma, bronquite, e outras, e também diarreia e enxaquecas sendo reconhecida a sua eficácia anti-viral no caso da Influenza. Esta planta é muito usada para remédios herbais com propriedades de emoliência e adstringência. É usada para aliviar a tosse e problemas relacionados, mas também para aplicações tópicas contra uma variedade de doenças de pele.

Há 2000 anos Dioscórides recomendou o seu uso contra doenças pulmonares, sendo esse um dos seus principais usos ainda hoje. A decocção das folhas e o uso em tisanas faz-se para a expectoração, tosse seca, bronquite, garganta inflamada e hemorroidas. As folhas podem ser fumadas, uma tradição que os povos ameríndios adquiriram. Estes usaram a planta introduzida na América para fazer xaropes contra a laringotraqueobronquite. A combinação de saponina expectorante e a mucilagem emoliente tornam a planta particularmente eficaz contra a tosse.

A planta também serve para fazer tinturas e tochas e diversos tipos de extrato herbal.  Pelo facto de as sementes conterem vários compostos químicos (como saponinas, rotenona, etc.) que causam problemas respiratórios aos peixes é usada como piscicida em pesca.

A tintura obtida das flores é de cor amarela ou verde e pode ser usada como colorante capilar.[ As folhas secas e a penugem da planta podem ser usadas no fabrico de pavios, ou colocadas debaixo das palmilhas dos sapatos como isolantes. Os caules secos podem ser mergulhados em sebo para fazer tochas.

 

Sementeira:

 

  • Semear na primavera e verão
  • Pode ser semeada em local definitivo ou vaso.
  • Colocar terra num vaso e calcar
  • Colocar as sementes
  • Cobrir muito ligeiramente
  • Regar com cuidado e pouco
  • Germinação 2 a 3 semanas
  • Gosta de exposição solar plena
  • Poder germinativo da semente mais de cem anos

 

Tóxico ou nocivo
Contraindicado em casos de gravidez, durante o período de lactação e para crianças menores de 12 anos. A sua sobredosagem pode causas dores de estômago. As sementes são tóxicas e não devem ser consumidas.

Poderá fazer qualquer encomenda pelo email Algarsementes@sapo.pt  tel: 927620658

 

Lembramos, que as informações aqui contidas, terão apenas finalidade informativa, não devendo ser usadas para diagnosticar, tratar ou prevenir qualquer doença, e muito menos substituir os cuidados médicos adequados.

 

publicado por Algarsementes às 23:21
Botão WhatsApp - Canal TI
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Contactos
Algarsementes@sapo.pt Tel:92 76 20 658
ALGARCATALOGO
comentários recentes
Boa tarde estou intressada nas sementes de consold...
blogs SAPO